Arquivo

Uma feira de apetites

Pavilhão multiusos de Trancoso recebe este fim-de-semana 80 expositores na Feira do Fumeiro, dos Sabores e do Artesanato da Estrela ao Côa

Oitenta expositores mostram este fim-de-semana em Trancoso a sua arte tradicional do enchido, vinho, queijos, artesanato, pão e doces regionais. A Associação Comercial e Industrial de Trancoso, Aguiar da Beira e Mêda (ACITAM) e os organismos de desenvolvimento rural Pró Raia e Raia Histórica põem a mesa no moderno pavilhão multiusos da vila de Bandarra para a primeira edição da Feira do Fumeiro, dos Sabores e do Artesanato da Estrela ao Côa. A iniciativa começa amanhã e conta com animação e música popular para ajudar os visitantes a navegar por sabores e preciosidades gastronómicas «da Estrela ao Côa», destaca António Oliveira, presidente da ACITAM.

Uma paleta de oportunidades para dar ao dente e testar o bom gosto com opíparas sugestões, dispondo os mais insaciáveis de três tasquinhas regionais para acalmar as ânsias degustativas com típicos pratos fortes. Um certame farto que a organização espera poder servir para dar a conhecer, promover e divulgar os produtos tradicionais da Beira Interior Norte, nomeadamente o fumeiro, os queijos e o vinho, outros símbolos da região. «Não tenho dúvida que o futuro deste território passa certamente por potenciar os nossos recursos endógenos, como o património, as Aldeias Históricas e a nossa riqueza gastronómica. Foi com esse intuito que partimos para este desafio», explica António Oliveira, visivelmente satisfeito com a receptividade dos produtores locais: «Devo dizer que ultrapassou as nossas expectativas e augura boas perspectivas para o sucesso da feira, que, esperamos, seja o ponto de partida para outras edições», adianta o responsável. Contudo, no futuro, o evento, apoiado pelo Leader +, deverá realizar-se simultaneamente na Guarda e em Trancoso. Tudo para potenciar o surgimento e desenvolvimento das produções artesanais através das micro, pequenas e médias empresas do tecido económico da região.

À semelhança do que tem acontecido noutros certames do género, nomeadamente a Feira de Vinhais (Trás-os-Montes), a Feira do Fumeiro e dos Sabores quer criar uma «identidade própria» para produtos típicos e regionais. A par da feira, os visitantes vão poder apreciar uma exposição de artesanato e prolongar a visita com música e folclore regional. As portas do Pavilhão Multiusos de Trancoso abrem-se aos visitantes no dia 13 de Fevereiro, às 15 horas e encerram às 22 horas. Nos restantes dois dias de feira, o espaço pode ser visitado entre as onze horas e as 23 e 21 horas, respectivamente. Dado ser a primeira edição deste evento, os expositores presentes não terão que suportar qualquer custo.

Sobre o autor

Leave a Reply