Arquivo

Uma experiência de Arte no Digital

MARIANA ROCHA

Frequento o curso de Operador de Fotografia e, no âmbito do programa da disciplina de TE3 (Técnicas Fotográficas – Fotografia Digital e de Estúdio), captei algumas fotografias e trabalhei-as num programa de tratamento de imagem. Realizei vários ensaios e procedimentos para cada fotografia porque, na arte digital, temos a possibilidade de poder trabalhar em vários programas, modificar a fotografia original em múltiplos pormenores, tais como focagem, alteração de forma e de cor bem como realizar montagens de várias fotografias numa só.

Depois de ter o trabalho todo realizado e impresso, fiz um estudo, do mesmo, para posterior exposição. Assim, usei duas cartolinas, uma azul clara e uma laranja, as quais trabalhei nas aulas com várias formas geométricas. As cores utilizadas tiveram em conta a importância de fazer o contraste das imagens, as quais foram apresentadas a preto e branco, por opção. Este trabalho foi exposto à porta da minha sala.

Trabalhar em tratamento de imagem requer, da parte dos alunos, muito empenho e perseverança, uma vez que é um trabalho muito demorado e minucioso.

Recorrendo a esta ferramenta poderemos criar mil e uma imagens e manipular fotografias… Por isso, termino este pequeno artigo deixando a todos um alerta com as imagens que circulam na Internet. Muitas vezes não são reais mas tão simplesmente trabalhadas com um programa de imagem, levando-nos a acreditar naquilo que vemos. As restantes fotografias podem ser consultadas na página do jornal depois de acederes à página da Escola: www.esaag.pt

Mariana Filipa Teixeira Rocha

PIEF A

Uma experiência de Arte no Digital

Sobre o autor

Leave a Reply