Arquivo

Uma equipa que só sabe ganhar

Formação feminina da Fundação Dona Laura dos Santos soma 15 vitórias em 15 jogos com 147 golos marcados e apenas cinco sofridos no Campeonato de Promoção

Uma equipa com um ataque demolidor e uma defesa de “betão”. Este podia muito bem ser o “slogan” de apresentação da equipa feminina da Fundação Dona Laura dos Santos, de Moimenta da Serra (Gouveia). Até ao momento, a época no Campeonato de Promoção, equivalente à IIª Divisão, está a ser perfeita com vitórias em todas as 15 jornadas já disputadas. Também a diferença entre golos marcados e sofridos “mete respeito”: 147 contra apenas cinco. A presença na segunda fase da competição já está mais do que garantida e o técnico assume que quer ser campeão da IIª Divisão.

O segredo do sucesso desta equipa cem por cento vitoriosa é «muito trabalho, valor individual e coletivo», adianta Joaquim Serambeque, que se mostra orgulhoso num «plantel muito equilibrado» composto por um lote de atletas «não muito extenso, mas de muita qualidade técnica». O técnico, que já conduziu a Fundação à subida de divisão há duas épocas e que na última não evitou o regresso ao Campeonato de Promoção, considera que a sua equipa se distingue por ter uma defesa «muito sólida e muito aguerrida» e ser «muito forte do meio campo para a frente» com jogadoras que «se adaptam bem a várias posições». De resto, se no ataque prontificam Chumbito, que se tornou internacional “A” com apenas 16 anos, e Joana Maia – ambas marcaram, respetivamente, 31 e 29 golos –, na baliza está a guarda-redes Maria Inês e na defesa a também internacional Sílvia Rebelo que muito têm contribuído para a reduzida média de golos sofridos. Apesar disso, o treinador prefere não destacar ninguém, pois «o coletivo deve prevalecer».

Perante a excelente performance da equipa, Joaquim Serambeque não esconde que «o objetivo é regressar à Iª Divisão e penso que está na hora da Fundação ser campeã nacional da IIª Divisão». O adversário deste domingo é o Ouriense “B”, na última jornada da primeira fase, sendo que a Fundação, que joga Municipal do Farvão, em Gouveia, já conhece os oponentes do “mini-campeonato” de acesso à Iª Divisão e a tarefa não se afigura fácil. Das três equipas, duas, Leixões e Viseu 2001, também somam triunfos em todos os jogos, ao passo que o CAC da Pontinha lidera com 18 vitórias, um empate e uma derrota. Ainda assim, o técnico mostra-se confiante em terminar num dos dois primeiros lugares, os que dão acesso à subida: «Esperamos jogos difíceis. Sabemos que não vai ser fácil, mas se estivermos ao nosso nível poderemos muito bem ser uma das equipas a subir», acredita Joaquim Serambeque.

Ricardo Cordeiro Equipa do concelho de Gouveia quer regressar à Iª Divisão

Sobre o autor

Leave a Reply