Arquivo

Um ponto separa coligação e PS

Sondagem divulgada pelo “Expresso” revela que Passos Coelho já tem popularidade positiva.

Há um mês das eleições, a sondagem de setembro divulgada hoje pelo “Expresso” no seu site, revela que a diferença entre o PS e a coligação é agora de apenas um ponto percentual – o que se traduz num empate técnico –,a menor diferença registada desde que Costa assumiu o lugar de António José Seguro.

Na comparação entre os estudos da Eurosondagem efetuados depois do anúncio da coligação “Portugal à Frente” (a 25 de abril), é notório como o PS tem vindo a perder nas intenções de voto, ao mesmo ritmo que a direita tem ganho terreno. Se em maio a diferença entre os dois blocos era de 4,5 pontos percentuais, em junho passou para 3,6, em julho 2,1, em agosto 1,5, e agora, em setembro, aparecem praticamente colados.

Nas intenções de voto, o PS consegue 36 por cento, recuando três décimas face ao último barómetro. E a coligação está com 35 por cento, tendo ganho duas décimas no último mês. À esquerda, e depois do debate desta semana entre Catarina Martins e Jerónimo de Sousa – onde os muitos ataques ao PS deixaram perceber como PCP e BE estão preocupados com a dramatização do voto útil –, comunistas e bloquistas aguentam os resultados. Em ambos os casos as variações são ligeiras. Mas o destaque vai para o bom score da CDU, com 10,4 por cento.

Segundo o “Expresso”, estes resultados estão já projetados com os indecisos, mas vale a pena isolá-los. Esta fatia de eleitores, que ainda não sabe o que vai fazer a 4 de outubro, permanece demasiado elevada (e não diminuiu): 21,1 por cento. Nota ainda para a popularidade. Costa é o líder que continua a registar o melhor saldo entre as opiniões positivas e negativas, mas Passos entrou este mês em terreno positivo, o que já não acontecia desde outubro de 2012.

Sobre o autor

Leave a Reply