Arquivo

Um mês de intensa atividade

Editorial – Jornal das Empresas

O próximo mês será de grande agitação socioeconómica nos concelhos da região. Como todos os anos, por esta altura, fazem-se os últimos preparativos para mais uma edição da Feira do Fumeiro, dos Sabores e do Artesanato em Trancoso – e que é já um certame de referência nacional e que muito tem contribuído para a promoção, afirmação e comercialização de produtos tradicionais e alimentares da região. A vida económica dos concelhos do Nordeste Beirão está hoje indelevelmente marcada pela dinâmica e dimensão desta feira organizada pela associação empresarial AENEBEIRA.

A valorização do produto endógeno é a aposta que resta aos territórios do interior. E, neste contexto, o desenvolvimento de eventos como a Feira do Fumeiro permite aos pequenos produtores terem uma montra para os seus produtos, para a venda, promoção e realização de contactos comerciais que lhes permitirá a venda das suas iguarias, doces e sabores.

Mas não será apenas Trancoso a mostrar a sua vitalidade económica com produtos da terra, artesanato ou fumeiro. No próximo mês irá haver vários eventos na região.

O queijo da Serra será o protagonista em Fornos de Algodres (mas também o Cão da Serra). E no fim de fevereiro, aproveitando o fim-de-semana de Carnaval (este ano apenas a 4 de março), em Celorico da Beira e Aguiar da Beira, dois concelhos onde o fresco das pastagens, a qualidade do leite e das ovelhas e a capacidade dos produtores lhes permite celebrar com distinção um dos produtos gastronómicos mais apreciados do país.

Em Pinhel, a Feira das Tradições será mais uma vez a grande jornada de animação e de mostra de produtos tradicionais do concelho.

A Serra da Estrela pode ser o ex-libris do turismo da região, mas nestes concelhos, a gastronomia, os sabores, o artesanato e a tradição atraem milhares de pessoas que contribuem para alguma animação social e económica nestes tempos cinzentos de austeridade.

Luis Baptista-Martins

Sobre o autor

Leave a Reply