O Pathfinder é imponente, apresentando uma imagem robusta e resistente, patenteando um excelente comportamento, tanto em estrada, como fora dela. O novo modelo da Nissan tem um visual alto com um estilo ousado e jantes desportivas em liga leve de 17″ com seis raios. A grelha cromada, as cavas das rodas pronunciadas, os vidros escurecidos, as barras no tejadilho e os originais puxadores das portas de trás são alguns dos pormenores que lhe dão elegância no seu exterior. Interiormente, o volante, de três braços, agrada pelo design e pela pega que apresenta. A consola central é funcional e de boa leitura, apresentando um ecrã que permite observar, da melhor forma, o mapa do sistema de navegação, as funções do computador de bordo, bem como a câmara que fornece a visão de tudo o que se encontra atrás do veículo com a marcha-atrás engrenada. Em relação a espaços de arrumação, o Pathfinder oferece bolsas nas portas e nas costas do banco do condutor, duplo porta-luvas, compartimento sob o apoio de braços dianteiro, porta-copos entre os bancos da frente e cavidades nos painéis das portas traseiras. Com uma grande distância entre eixos, a habitabilidade deste modelo da Nissan é bastante boa. A configuração do interior pode ser ajustada de acordo com as suas necessidades. De forma simples e rápida, pode-se rebater os dois bancos traseiros de modo a obter um espaço de carga plano. O posto de condução correcto, o equipamento extenso e a segurança elevada são algumas das mais-valias que o Pathfinder apresenta. Vocacionado para todos os caminhos, este modelo surge como um misto entre uma berlina e um todo-o-terreno. Através de um botão localizado na base da consola central, pode escolher entre conduzir apenas com tracção traseira (2WD) ou integral permanente (Auto. Para uma utilização totalmente fora-de-estrada convém utilizar os modos “4 High” e “4 Low”, que equivale às chamadas “redutoras”. Equipado com o potente motor turbodiesel de 2,5 litros, o Pathfinder garante boas performances.