Arquivo

Um 4×4 atraente e simpático

Suzuki Jimny 1.5 DDiS Hard Top, o carro que conduzimos esta semana

O novo Suzuki Jimny, com o motor diesel de 1.5 litros em todas as versões, apresenta uma personalidade e uma identidade muito própria. Tal como já acontecera recentemente com outros modelos da marca, desta vez coube ao Jimny a sorte de receber a tão aguardada motorização diesel. Com linhas modernas e atraentes, um carácter inovador e jovial, o novo Jimny está essencialmente vocacionado para pessoas jovens e activas com um estilo de vida dinâmico. Os ângulos arredondados, a distinta grelha frontal e os faróis de halogéneo, fazem deste modelo um 4×4 que nunca passa despercebido, enquanto que a capota rígida da versão Hard Top lhe confere uma maior versatilidade. No interior, realce pelo design ergonómico do habitáculo que lhe permite um melhor aproveitamento do espaço e maior conforto. Os assentos traseiros podem ser rebatidos, o que aumenta a capacidade de bagagem e lhe confere maior funcionalidade.

O motor de 65 cavalos vem dotado com o Sistema Diesel de Injecção Directa (DDiS) que contribui para um maior débito de potência e uma maior economia de combustível. Pouco adepto de velocidades, o Jimny privilegia acima de tudo uma condução calma e descontraída, reforçada pelo facto de oferecer incursões fora de estrada a locais que, à primeira impressão, podiam parecer inacessíveis por um veículo tão pequeno. De resto, é aqui que o motor 1.5 DDiS mostra toda a sua postura, fruto de um bom binário que lhe permite uma interessante desenvoltura logo a partir das rotações mais baixas. A isto junta-se o sistema “Drive Action 4×4” que faz a passagem para a tracção às quatro rodas até uma velocidade inferior a 100 km/h. Independentemente do traçado e das situações, os consumos comedidos mantêm-se como um dos pontos fortes. Por sua vez, o sistema de travagem ABS garante ainda um maior controlo e direccionalidade na condução do Jimny, reforçando o nível de segurança e conforto, surgindo ainda equipado com duplo airbag de série, cintos de segurança dianteiros, com pré-tensores reguláveis em altura e barra de protecções lateral. A nível de segurança activa, destacam-se a performance dos travões e a ampla visibilidade proporcionada pela amplitude do pára-brisas.

Sobre o autor

Leave a Reply