Arquivo

UBI conquista “Aircargo Challenge”

Alunos de Engenharia Aeronáutica venceram 20 equipas europeias

A equipa Pegasus II, da Universidade da Beira Interior (UBI), foi a grande vencedora da primeira edição com dimensão europeia do “Aircargo Challenge”. A prova decorreu na base aérea da Ota e contou com oito equipas estrangeiras, vindas, nomeadamente, de Estugarda e Munique, universidades de topo nesta área. No total participaram 21 equipas, numa organização da Associação Portuguesa de Aeronáutica e Espaço.

Não é a primeira vez que os estudantes covilhanenses se destacam nesta competição, tendo ganho no primeiro ano e obtido um terceiro lugar em 2005. Desta vez o aparelho foi completamente redesenhado e, da edição anterior, só o conhecimento adquirido foi aproveitado. A implantação das asas num plano superior, de forma a aproveitar toda a envergadura, foi uma das chaves para alcançar os sete quilos de carga útil transportada pela aeronave. Para além disso, o design potenciou um carregamento mais rápido, o que garantiu bonificações na pontuação da equipa da UBI. Na prova, as aeronaves dispunham de 60 metros de pista para levantar voo e, de seguida, tinham que dar uma volta de 360 graus para, no regresso, aterrar sem sair da pista.

Miguel Ângelo Silvestre, docente responsável pela equipa, ficou agradado com a seriedade com que o projecto é visto por todos e pelo papel que desempenha «na formação dos alunos e defesa do nome da universidade». De resto, o Aircargo Callenge 2009 irá decorrer na Covilhã, esperando o departamento de Engenharia Aeronáutica que, no ano seguinte, seja possível participar na prova mundial, agendada para os Estados Unidos.

Sobre o autor

Leave a Reply