Arquivo

UBI concede Honoris Causa a António Guterres amanhã

Padrinho do antigo primeiro-ministro é Alfredo Bruto da Costa, antigo ministro da Coordenação Social e dos Assuntos Sociais

António Guterres, a quem a Universidade da Beira Interior (UBI) concede amanhã o doutoramento Honoris Causa, vai ser apadrinhado por Alfredo Bruto da Costa, antigo ministro da Coordenação Social e dos Assuntos Sociais. A cerimónia decorre no grande auditório da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS).

A distinção a António Guterres, natural das Donas (Fundão), é justificada por ter sido no seu mandato de primeiro-ministro (1996-2002) que aquela Faculdade foi criada e ainda pelo seu trabalho desenvolvido enquanto Alto Comissário da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Refugiados, cargo que ocupa desde 2005. A atribuição do grau de doutor Honoris Causa é um dos pontos altos das comemorações do 24º aniversário da UBI. A cerimónia deverá contar também com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, que vem à Covilhã para assinar um contrato de confiança com a universidade. A sessão solene está agendada para as 15 horas e começa com a intervenção do reitor, João Queiroz, seguindo-se a outorga de cartas de agregação, a imposição de insígnias doutorais e a entrega de medalhas a docentes e funcionários com 20 anos de serviço e de prémios escolares e bolsas de mérito.

Depois serão assinados os protocolos, entre os quais um com o Banco Santander destinado a ajudar o processo de internacionalização e investigação na UBI, e outro para a criação de uma incubadora na área da tecnologia e saúde. Pelas 17 horas será homenageado o antigo primeiro-ministro, que intervirá na sessão, bem como Alfredo Bruto da Costa – que é também um dos mais conceituados especialistas em matéria de combate à pobreza e exclusão social em Portugal. À noite, a Associação Cultural da Beira Interior (ACBI), dirigida pelo mastro Luís Cipriano, realiza a “Missa Corpus” na Igreja de Nossa Senhora de Fátima.

UBI concede Honoris Causa a António Guterres
        amanhã

Sobre o autor

Leave a Reply