Arquivo

UBI com Semana Académica de contenção

Clã são a banda de destaque no programa de seis dias de folia

Os portuenses “Clã” são os cabeça de cartaz e a banda mais sonante do programa da Semana Académica da Universidade da Beira Interior, que este ano decorre de 26 de Abril a 1 de Maio. Uma antecipação de datas para «não fazer concorrência» com as semanas académicas do país, nomeadamente na Guarda e Coimbra.

Mas apesar de ser de «contenção», o programa deste ano apresenta mais dias de folia em relação às semanas académicas anteriores, explica José Martinho, da secção cultural da Associação Académica da UBI, se bem que com poucas bandas de “renome”. A aposta continua a ser nas novas bandas da música portuguesa. O destaque vai mesmo para os Clã e para a voz de Manuela Azevedo, que partilham o palco no sábado, 1 de Maio, com os Yellow W Van, banda formada em Oeiras em 1999 e que se centra no hip hop e no funk. Os estudantes da UBI podem esperar a actuação de “Mundo Perfeito”, disco gravado em 2001, mas é bem provável que o grupo toque também algumas das novas músicas de “Relatos e Memórias”, que será apenas editado em meados de Maio. Os Sloppy Joe, grupo oriundo do Porto, vêm pela primeira vez à Covilhã apresentar o seu primeiro álbum de originais “Flic Flac Circus”. A banda, que já existe há mais de seis anos, formou-se ao som do ska, reggae e do dub, se bem que não dispensam ainda outras influências sonoras.

Mas antes, há tempo para desfrutar da tradicional Serenata no Largo do Calvário, à meia noite de segunda-feira. Na terça-feira, 27 de Abril, os estudantes podem desfrutar do típico Arraial da Cerveja no pavilhão da Anil ao som dos “Meidin”, dos guardenses “Pros & Contras” e da banda do Fundão “Gerónimo e os Cro-Magnon”. Na quarta-feira, a noite é de tunas onde estarão presentes as três tunas da universidade: “Já B’UBI e Tokuskopus”, as ” Moçoilas” e a “Desertuna”. No final da noite, Fernando Alvim dá música aos mais resistentes até ao raiar do dia. Quinta-feira, 29 de Abril, actuam os “Tributo aos Xutos”, “André Indiana” e os “Mercado Negro”, enquanto se desenrola, no parque de estacionamento da ANIL, um “show” de “free-style” com motas e Ferraris, bem como um “rodeo” à americana. Este espectáculo é da responsabilidade da empresa “Publimondego”, pelo que haverá bilhetes próprios para quem estiver interessado em assistir, mas «sugerimos à empresa para não praticar preços muito elevados», garante José Martinho. Na sexta-feira, poder-se-á contar com os DJ’s Miss Sheila, Mastik Soul (DJ inglês) e “The Fox” e uma Dance TV Party, espectáculo da responsabilidade da Sic Radical. Para José Martinho, este é um programa «de responsabilidade e consciência financeira» para que as próximas semanas académicas «sejam melhores». O bilhete geral é de 15 e 22 euros para sócios e não sócios, respectivamente. À semelhança de anos anteriores, a organização vai disponibilizar autocarros gratuitos das 22h até às duas da manhã.

Liliana Correia

Sobre o autor

Leave a Reply