Arquivo

Tropas especiais em exercício na região

Treino “Viriato 09” arrancou ontem com centenas de militares operacionais e vai incluir saltos de paraquedistas

Desde ontem que vários concelhos do distrito da Guarda são o palco do exercício militar “Viriato 09”. Até 5 de Junho, centenas de elementos das forças operacionais especiais estão no terreno em Almeida, Belmonte, Covilhã, Fundão, Guarda, Penamacor, Pinhel e Sabugal para testar a sua capacidade de actuação.

O exercício tem duas fases. A primeira decorre até sábado e tem como finalidade permitir a troca de conhecimentos e técnicas de execução entre forças. Designada de “Cross Training”, esta parte do exercício inclui tarefas de tiro, de comunicações e de técnicas de infiltração, assim como a realização de saltos de pára-quedas. A segunda fase envolve o planeamento e execução de missões de reconhecimento especial, acção directa e assistência militar, num quadro fictício de uma missão da NATO. O treino é da responsabilidade do Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE), unidade actualmente pertencente à Brigada de Reacção Rápida, e vai envolver meios da Companhia de Transmissões de Apoio Geral, um destacamento de Precursores da Brigada de Reacção Rápida do Exército Português e meios aéreos da Força Aérea Portuguesa.

A direcção, comando e controlo do exercício estará localizado no Aquartelamento de Santa Cruz, em Lamego, constituindo-se uma “Forward Operational Base” (FOB) na cidade da Guarda, de onde as forças participantes serão projectadas para o cumprimento das suas missões. Entre as actividades destinadas à população local, o destaque vai para um concerto da Orquestra Ligeira do Exército na Praça Luís de Camões, na Guarda, na noite de 4 de Junho.

Sobre o autor

Leave a Reply