De passagem pelo distrito da Guarda, o Secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques, inaugurou três novos equipamentos sociais, na última sexta-feira. Em Pinhel, o Governante inaugurou o Centro de Noite da Santa Casa da Misericórdia.
O equipamento, que custou 280 mil euros, tem capacidade para albergar 20 utentes e tem por finalidade o «acompanhamento temporário ou prolongado de pessoas idosas que, por experimentarem situações de insegurança, isolamento ou solidão, necessitem de acompanhamento nocturno», refere Alberto Ribeiro, provedor da instituição. «Este Centro é muito positivo para o concelho», uma vez que «corresponde ao desejo da Misericórdia local e resulta de uma candidatura a fundos comunitários bem concretizada», referiu, por seu turno, Pedro Marques. O governante frisou que o Centro de Noite acrescenta «uma nova valência de apoio aos idosos», uma faixa etária «importante num concelho como o de Pinhel», defendeu. De resto, o Secretário de Estado sublinhou que, por já dispôr de um Lar de Idosos, «a nova valência está bem integrada na instituição» e garantiu que é prioridade do Governo «reforçar a aposta em equipamentos sociais, sobretudo no interior do país», de forma a «diminuir as situações de pobreza e o isolamento social dos idosos. Este é um bom exemplo de que estamos no bom caminho na rede de equipamentos», frisou. Entretanto, está em construção uma unidade de Cuidados Continuados em Pinhel. A infraestrutura deverá estar pronta, segundo Alberto Ribeiro «já no próximo ano» e irá funcionar no Hospital da Misericórdia. Pedro Marques aproveitou a ocasião para se referir a um outro projecto em curso no distrito da Guarda: «A intervenção que se está a fazer em centenas de habitações de idosos». O objectivo é garantir que estes possam permanecer nas suas casas o maior tempo possível, «com o apoio do Estado» e através das Câmaras Municipais. «Às vezes, com pequenas obras, garante-se a qualidade de vida ao idoso», afirmou Pedro Marques. E exemplificou: «São gestos simples como assegurar o aquecimento da casa, o isolamento de um tecto ou a construção de uma pequena casa-de-banho».
Ainda na sexta-feira, Pedro Marques inaugurou o Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia da Bismula e o Lar de Idosos da Liga da Aldeia de Santo António, no Sabugal. As duas obras foram recentemente concluídas e construídas apenas com fundos reunidos pelas populações. Cada uma das estruturas custou mais de dois milhões de euros. Na Bismula, o lar tem capacidade para receber 32 utentes, disponibilizando um serviço para 10 pessoas acamadas. Já o Lar da Liga dos Amigos da Aldeia de Santo António tem capacidade para 15 utentes e serviço de apoio domiciliário para 30 idosos.
Rosa Ramos