A 12ª edição da Transportugal Race vai atravessar o distrito da Guarda no domingo e na segunda-feira. Trata-se de uma competição de aventura e resistência em bicicleta Todo-o-Terreno, por etapas, em que os atletas percorrem em nove dias um traçado que os leva de Bragança a Sagres, atravessando o país de Norte a Sul, por caminhos rurais, florestais e estradas secundárias, numa distância total de 1.117 quilómetros.
Vão participar nesta prova 55 atletas, originários de 18 países diferentes, com idades entre os 31 e 66 anos, incluindo três senhoras. Deste lote de atletas irá surgir o sucessor de Vítor Gamito, o popular ciclista português, vencedor da edição de 2013 da Transportugal e que este ano, com 44 anos, vai participar novamente como profissional na Volta a Portugal. Utilizando apenas GPS para navegação no terreno, a prova pode ser seguida em direto no site da prova (www.trans-portugal.com), através da colocação de aparelhos de localização em tempo real em todos os atletas.
O distrito da Guarda vai ser percorrido no domingo e segunda-feira. No domingo, a etapa tem início em Freixo de Espada à Cinta às 10 horas, prevendo-se que os primeiros atletas cheguem à meta, instalada no Hotel Lusitânia, na Guarda, às 14h20, após 110 quilómetros. O percurso passa pelas localidades de Barca de Alva, Figueira de Castelo Rodrigo, Castelo Rodrigo, Rio Seco, Almeida, Ansul, Leomil, Freixo, Pínzio, Ima, Casas da Ribeira, João Bragal e Arrifana. Já na segunda-feira, a etapa liga a Guarda ao H2otel, em Unhais da Serra. Com partida às 10 horas, os atletas têm pela frente os 108 quilómetros da etapa mais dura de toda a Transportugal, com a travessia da Serra da Estrela. Os atletas vão passar pela Calçada do Tintinolho, Mizarela, Videmonte, Santinha, Manteigas e Piornos. Na terça-feira, a ligação entre Unhais da Serra e as Termas de Monfortinho tem partida às 10 horas. A prova termina no dia 18 no Algarve.