Arquivo

Transnate distinguida na Áustria

Empresa de transportes internacionais, sediada em Celorico da Beira, recebeu certificado da LKW Walter, líder no transporte de cargas na Europa

A Transnate, empresa de transportes internacionais instalada junto à A25, no nó rodoviário da Ratoeira (Celorico da Beira), foi recentemente distinguida pela LKW Walter, grupo transportador europeu de referência, pelos serviços prestados nos últimos 10 anos.

A distinção implica um crescimento na parceria entre as duas empresas e determinou o reforço de viaturas e um aumento da oferta de postos de trabalho. A entrega do certificado aos representantes da Transnate decorreu nas instalações da empresa austríaca, tendo os responsáveis do maior transitário europeu reiterado que a «boa colaboração» vai permitir um acréscimo nas relações entre as duas empresas, com um crescimento que assegura «um futuro de sucesso». A LKW Walter é atualmente o líder na Europa de cargas completas do sector privado, tendo 400 mil metros quadrados de instalações para acolher a maior parte das empresas do grupo. Esta empresa foi fundada em 1924, sendo também líder na Europa no sector dos contentores e espaços móveis. Já a Transnate nasceu em França, onde o fundador da empresa, Jaime Rodrigues, estava emigrado em 1968. Posteriormente, promoveu o seu crescimento e internacionalização estendendo a sua atividade para Portugal. Assim, instalou-se na freguesia de Póvoa do Concelho (Trancoso), de onde era originário o fundador.

Mais recentemente, adquiriu terrenos no Porto da Carne, junto ao IP5, para um parque de carga e logística de automóveis. E era aqui que a Transnate pretendia ampliar as suas instalações, porém a Câmara da Guarda não terá permitido a edificação da nova sede da empresa. Segundo os responsáveis da transportadora, a autarquia incentivou a mudança para a PLIE e não facilitou o ensejo da Transnate ampliar o parque e construir novas instalações no Porto da Carne. Foi neste contexto que os empresários António José Rodrigues e Natália Rodrigues decidiram avançar para o concelho vizinho de Celorico da Beira. «Agradada com a abertura e interesse» demonstrados pelo município, a Transnate decidiu investir naquele concelho, onde tem atualmente mais de 70 camiões e aproximadamente 70 funcionários.

O sócio-gerente António José Rodrigues elogia «o apoio manifestado pela autarquia de Celorico da Beira ao longo de toda a fase de instalação do investimento». De resto, apesar de ser uma autarquia de pequena dimensão, o município tem «excelentes ofertas de localização ao longo da A25 e IP2», bem como o parque empresarial que se encontra em fase de conclusão (entre Celorico e Vila Boa do Mondego). O investimento realizado pela Transnate envolve alguns milhões de euros, sem recurso a apoios ou subsídios, tendo-se apostado na «otimização empresarial e recorrendo aos melhores e mais modernos equipamentos, além de uma frota constantemente em renovação». Contudo, a Transnate continua a ser uma empresa familiar, atualmente liderada pelos irmãos Natália e António José Rodrigues. A distinção que agora lhe foi concedida, não sendo a primeira, demonstra a solidez do investimento sustentado que a Transnate tem realizado, tendo também instalações próprias na região de Paris, onde iniciou a sua atividade há 44 anos.

As novas instalações construídas em Celorico da Beira, num terreno com 200 mil metros quadrados, vêm reforçar a estratégia do grupo e o posicionamento estratégico junto à A25, a 1,5 quilómetros do IP2, é «uma mais-valia». Hoje, a Transnate tem atividade na Europa e também em mercados emergentes como Angola e Moçambique, estas desenvolvidas por outras empresas do grupo. O posicionamento em Celorico da Beira permite ainda uma excelente gestão de espaço e acessos rápidos, o que por sua vez possibilita otimização de combustíveis e de consumíveis.

A entrega do certificado aos representantes da Transnate decorreu nas instalações da empresa austríaca

Transnate distinguida na Áustria

Sobre o autor

Leave a Reply