Arquivo

Trancoso promove Feira do Fumeiro, dos Sabores e do Artesanato

O objectivo do certame é criar uma identidade própria para os produtos típicos e regionais

O Pavilhão Multiusos de Trancoso vai receber em Fevereiro a primeira Feira do Fumeiro, dos Sabores e do Artesanato da Estrela ao Côa. O evento decorre nos dias 13, 14 e 15 e resulta de uma organização conjunta da Associação Comercial e Industrial dos Concelhos de Trancoso, Aguiar da Beira e Mêda (ACITAM), da Bandarra Cooperativa Agrícola e da Associação Desenvolvimento Local Raia Histórica. Para António Oliveira, presidente da ACITAM, esta é uma «oportunidade única» de dar a conhecer, promover e divulgar os produtos nacionais, nomeadamente o fumeiro, os queijos e o vinho.

«A promoção e o desenvolvimento da região deverão passar por um esforço de divulgação e promoção dos produtos, capaz de desenvolver as produções artesanais, as micro, pequenas e médias empresas do tecido económico da região», refere. Por outro lado, o vasto e rico património envolvente à vila de Trancoso, como as gravuras do Côa, o Douro Património Mundial, as Aldeias Históricas, a caça, pesca, gastronomia e a própria paisagem e vivência rural, formam um conjunto global que «potencia a vocação turística da região», acrescenta. As negociações com a Direcção Regional de Agricultura da Beira Interior (DRABI) e com os produtores estão «em bom ritmo» e dão a António Oliveira a certeza de que «a feira vai ser um sucesso». A semelhança do que tem acontecido noutros certames do género, nomeadamente a Feira de Vinhais (Trás-os-Montes), a Feira do Fumeiro e dos Sabores quer criar uma «identidade própria» para produtos típicos e regionais. Para já, a primeira edição vai arrancar com 65 expositores representativos de todos os produtos desta região, caso dos industriais de salsicharia, lacticínios, queijarias artesanais licenciadas, produtores de pão e doçaria regional, produtores de vinhos e azeites e agentes económicos representativos da gastronomia regional.

A par da Feira do Fumeiro e dos Sabores, os visitantes vão poder apreciar uma exposição de artesanato e prolongar a visita com música e folclore regional. As portas do Pavilhão Multiusos de Trancoso abrem-se aos visitantes no dia 13 de Fevereiro, às 15 horas e encerram às 22 horas. Nos restantes dois dias de feira, o espaço pode ser visitado entre as onze horas e as 23 e 21 horas, respectivamente. Dado ser a primeira edição deste evento, os expositores presentes não terão que suportar qualquer custo. As inscrições podem ser feitas até dia 23 de Janeiro e entregues na ACITAM.

Marisa Morais

Sobre o autor

Leave a Reply