Arquivo

Trabalhadores fizeram greve por melhores salários

Resiestrela

Os trabalhadores da Resiestrela, empresa de recolha e tratamento de resíduos sólidos urbanos que abrange 14 municípios da Beira Interior, cumpriram na segunda-feira um dia de greve para reivindicarem melhores salários e acesso a categorias profissionais.

O coordenador distrital do Sindicato de Trabalhadores da Administração Local (STAL), José Rocha, disse aos jornalistas que, em termos gerais, a adesão à greve rondou os 80 por cento, número que foi ultrapassado no diz respeito aos trabalhadores de aterro e triagem. «Dos 63 funcionários da Resiestrela, aderiram à greve 50, mas entre os trabalhadores do aterro e triagem só dois é que não aderiram. Ou seja, entre os que são mais penalizados a adesão foi quase total e isto é bem demonstrativo do descontentamento vivido», afirmou o dirigente. Segundo explicou, em causa estão «os ordenados abaixo da média» praticados pela Resiestrela, que das 11 empresas que compõem o grupo EGF (Empresa Geral de Fomento) «é aquela que pior paga».

A falta de condições de trabalho e o facto de os funcionários não estarem integrados nas carreiras profissionais de acordo com as funções que exercem ou a «permanente recusa» da empresa em sentar-se à mesa das negociações são outras das razões do protesto, que a partir de hoje, e por tempo indeterminado, abrangerá as horas extraordinárias. «É uma luta que poderá ter impacto junto das populações, mas que é necessária porque é inadmissível que estes trabalhadores recebam menos do que todos os outros do grupo e é inadmissível que os contratem para determinadas funções e os coloquem a exercer outras bem mais difíceis, mas sem que recebam para isso», disse José Rocha.

Sediada no Fundão, a empresa é responsável pela concessão do sistema multimunicipal de triagem, recolha seletiva, valorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos provenientes de 14 municípios dos distritos da Guarda e Castelo Branco, designadamente Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Meda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso.

Sobre o autor

Leave a Reply