Arquivo

Torre de Menagem vai ser requalificada

Um miradouro virtual em três dimensões será a maior atracção do espaço

A Torre de Menagem da Guarda vai ser requalificada. Nesse sentido, depois da intervenção, o monumento servirá de miradouro sobre toda a cidade, para além de acolher uma sala multimédia com um miradouro virtual, em três dimensões, para os castros do Tintinolho, Jarmelo, Cabeço das Fráguas, Castelos Velhos e povoados do Mileu. Para além destes, a sala terá ainda à disposição dos visitantes alguns espaços arqueológicos e possibilitará uma vista virtual sobre a cidade.

Paralelamente às obras na Torre de Menagem será construído um edifício de acesso e recepção que funcionará, também, «como centro de divulgação da história da Guarda», refere Lurdes Saavedra. A vereadora com o pelouro do Turismo disse ainda que esse centro terá patente vários achados arqueológicos, nomeadamente os descobertos na Póvoa de Mileu. Do projecto consta também a construção de um anfiteatro a Oeste da torre, com o intuito de realçar e aproveitar as potencialidades cénicas do espaço. Serão ainda colocadas plataformas desniveladas, encaixadas nos afloramentos rochosos, que permitirão a realização de pequenos espectáculos ou actividades ao ar livre. A iluminação será também uma das mais-valias do projecto, já que irá permitir avistar a torre durante a noite e, para além disso, será feita de modo a que se possam ali realizar determinadas actividades durante a noite. As nascentes de água existentes serão recuperadas, transformando-se em espelhos de água. Na encosta virada a Oeste está prevista a plantação de algumas árvores, bem como a construção de um pequeno parque de estacionamento, com 12 lugares, próximo das antenas.

Os principais objectivos desta requalificação prendem-se com a necessidade de recuperar e valorizar este monumento da Guarda e sua envolvente. Para além disso, o município quer reduzir o impacto negativo das infraestruturas dissonantes à sua volta e dinamizar o local. Apoiada pelo Programa Operacional de Cultura, a requalificação da Torre de Menagem e sua envolvente, num total de mais de 28 mil metros quadrados, está orçada em mais de um milhão de euros. A obra já foi posta a concurso, mas ainda não há uma data para o início dos trabalhos, já que a homologação da candidatura só estará pronta em Junho.

Tânia Santos

Sobre o autor

Leave a Reply