Arquivo

Torneio Internacional de Futsal na Guarda

A primeira edição do Golden Cup decorre entre 6 e 8 de Julho no pavilhão de S. Miguel

A Guarda foi a cidade escolhida para acolher a a primeira edição do torneio internacional de futsal “Golden Cup”. O Sporting, actual campeão nacional e detentor da Taça de Portugal, e o Grupo Desportivo das Lameirinhas farão as honras da casa, de um torneio que se disputará entre 6 e 8 de Julho.

O evento promovido pela Câmara da Guarda e a Kebrostress, empresa especializada na organização de eventos desportivos, envolve cerca de 120 participantes e será disputado no pavilhão municipal de S. Miguel. Para além dos “leões” e das Lameirinhas, o torneio conta ainda com as participações do Shensa Saveh FC (Irão), Sporting Clube de Paris (França), M.97 Las Palmas (Espanha) e a Fiorentina Calcio 5 (Itália). A autarquia estima gastar cerca de 40 mil euros com o evento, entre organização, divulgação, prémios, alimentação e estadia. A primeira Golden Cup da Guarda é homologada pela Federação Portuguesa de Futebol e pela FIFA. Segundo Vítor Santos, o torneio procura, «além de trazer notoriedade à cidade, dar apoio e desenvolver o futsal». Na apresentação da iniciativa, o vereador do pelouro do Desporto anunciou ainda que esta será a primeira de três edições: «Queremos dar à cidade o que ela merece e o que os jovens querem», afirmou, acrescentando ser esta uma modalidade com bastantes adeptos na Guarda. De resto, está convicto que «o pavilhão vai estar cheio em todas as jornadas». O preço do bilhete também vai ajudar, já que será de três euros por cada jornada.

No primeiro dia defrontam-se as Lameirinhas-Sporting Club Paris e o Sporting Clube Portugal-M.97 Las Palmas. A 7 de Julho jogam Sporting Club Paris-Shensa Saveh FC e M.97 Las Palmas-Fiorentina Calcio 5, realizando-se ainda as partidas entre a equipa iraniana e os guardenses, bem como entre a formação italiana e o Sporting. Para o último dia do torneio estão agendadas as meias-finais e a final. A ideia de organizar a competição resulta de uma estratégia iniciada em 2006 pela autarquia guardense. O acordo com a Kebrostress prevê a realização do torneio nos próximos três anos, havendo a possibilidade da final poder ser transmitida via televisão em 2008 e 2009: «Não quisemos voar muito alto e só na terceira edição é que poderemos pensar em enveredar pela transmissão televisiva», disse Vítor Santos. As equipas chegam à Guarda a 5 de Julho para iniciarem os treinos. A iniciativa tem como parceiros a Associação de Futebol da Guarda, o GD Lameirinhas, o grupo IMB Hóteis, o semanário “O Interior” e a Rádio Altitude.

Tânia Santos

Sobre o autor

Leave a Reply