Arquivo

Tony Carreira na Guarda

Música, animação e a BeirArtesanato ao programa das Festas na Cidade, entre 20 e 29 de Julho

As Festas na Cidade estão de volta no próximo mês de Julho. A Câmara da Guarda adoptou o mesmo modelo do ano anterior e, entre 20 a 29 de Julho, programou muita música, animação, barraquinhas de comes e bebes, carrinhos de choque e outras máquinas de diversão, além da BeirArtesanato.

«Em equipa que ganha não se mexe. Vamos desenvolver as festas com o mesmo figurino do ano passado, em parceria com uma comissão de festas», disse Joaquim Valente, durante a apresentação do programa, na passada segunda-feira. A iniciativa volta a repartir-se por todo o centro da cidade. Ao palco do parque municipal vão subir Tony Carreira (dia 20), Fingertips (dia 26), Santamaria (dia 27), Delfins (dia 28) e o festival de folclore promovido pelo Centro Cultural da Guarda no segundo dia do evento. Para além do parque, as festas decorrem igualmente no Jardim José de Lemos, onde actuarão os Xpcovers, com um tributo aos Xutos & Pontapés; Capas, Copos e Guitarradas, o grupo Hip-Hope (Cercig), as Pedrinhas na Calçada e Conjunto Rosinha, ambos dos Centro Cultural. Haverá ainda a Feira Anual e uma concentração de automóveis antigos e cavaleiros raianos. Este ano a autarquia e a comissão de festas prevêem gastar cerca de 115 mil euros, menos 28 mil que na edição anterior. O presidente da Câmara admite ter havido «uma gestão mais racional» e que um dos objectivos já foi conseguido, pois «o orçamento diminuiu».

Relativamente a expectativas, o edil acredita que o programa das festas vai atrair mais visitantes, sendo esperadas cerca de 20 mil pessoas, pelo que as receitas também irão crescer. De resto, o preço dos bilhetes será de cinco euros para o primeiro espectáculo e três euros para os restantes. Paralelamente, as principais ruas da cidade acolherão mais uma edição da BeirArtesanato, promovida pela Associação Empresarial da Região da Guarda (NERGA). Trata-se da XVIIª edição desta feira e conta este ano com a presença de cerca de 150 artesãos, vindos de todo o país e de Espanha. «A feira já se tornou num marco nacional, pelo que decidimos alargá-la a mais artesãos e internacionalizá-la», adianta Pedro Tavares, vice-presidente do NERGA, que organiza em colaboração com a Câmara da Guarda, IEFP e Associação de Artesãos da Serra da Estrela. O certame decorre entre 20 e 25 de Julho, no Jardim José de Lemos e ruas circundantes. Para além do artesanato variado, vindo de Norte a Sul do país, tasquinhas, espaço infantil e muita animação, a novidade deste ano consiste numa mostra de vinhos da região no Jardim José de Lemos.

Tânia Santos

Sobre o autor

Leave a Reply