Arquivo

TMG recebe Herman José e inspira-se no ar da Guarda

Programação dos últimos quatro meses do ano inclui dezenas de espetáculos e atividades

Um espetáculo inspirado no ar da Guarda, os concertos da fadista Cuca Roseta e de Lura, o humor de Herman José e a estreia de mais uma peça do Projéc~ são algumas das atividades em cartaz no TMG para os últimos meses do ano.

Os destaques da programação foram apresentados recentemente e começam a 22 de setembro com a Grande Orquestra de Verão. Nesta iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura a Orquestra do Norte será dirigida pelo maestro António Vitorino de Almeida e apresentará obras do próprio, de Mozart e de Dimitri Chostakovitch. No final desse mês (dia 29) o humorista e entertainer Herman José sobe ao palco com o “One (Her)Man Show”, um espetáculo extra-programação. Por esses dias será estreada “As últimas palavras de Swaso Camacase – ou Um pouco mais de nada”, de Pedro Dias de Almeida. A nova produção do Projéc~ tem encenação e interpretação de Américo Rodrigues e música original de Micro Animal Voice. O mês de outubro arranca com o espetáculo “Guarda-Músicas: Uma viagem Musical”, em que dezenas de músicos vão atuar nos espaços mais inesperados do TMG para assinalar o Dia Mundial da Música. Começa também o Síntese – Ciclo de Música Contemporânea da Guarda, enquanto a cantora Lura, considerada a nova Cesária Évora, atua no dia 27.

Em novembro, o grande destaque vai para “Guarda: Sopro Vital”, o espetáculo que comemora o 813º aniversário da cidade e que desta vez se inspira no seu ar puro. Esta co-produção da Câmara, TMG e Trigo Limpo Teatro ACERT volta a juntar centenas de atores, músicos e coletividades do concelho sob a coordenação de Américo Rodrigues, numa encenação de José Rui Martins e direção musical de César Prata. Já Cuca Roseta, uma das revelações da nova geração do fado, estará na Guarda a 15 de dezembro para apresentar o seu disco de estreia. Na galeria de arte estarão patentes as exposição “Karmamudra”, de Vítor Pomar, (8 de setembro e 28 de outubro), “Paisagens Improváveis”, com Albuquerque Mendes, André Cepeda, António Olaio, Diego del Pozo, Gabriela Albergaria, Hugo Alonso, Irene Izquierdo, José Carlos Nascimento, José Luis Pinto e José Maria Yagüe, e “Signos de Fronteira: propostas visuais de novos artistas”, com Diana González, Elizabeth Leite, Ivo Andrade, Jairo Rekena, Javier Alfageme, João Currais, Juan Antonio Gil Segóvia, Julio García Falagán, Nuno Viegas e Rodrigo Neto. São duas mostras co-produzidas pelo TMG e a Junta de Castilla y León que poderão ser vistas de 10 de novembro e 30 de dezembro no TMG e no Paço da Cultura, respetivamente.

Além destas propostas, há ainda dezenas de espetáculos e atividades no café-concerto e pequeno auditório para ver e ouvir até ao final de 2012.

Há muito para ver e ouvir no Teatro Municipal da Guarda até ao final do ano

TMG recebe Herman José e inspira-se no ar da Guarda

Sobre o autor

Leave a Reply