Para quem conhece a Tri Angle, editora deste “Excavation” de Haxan Cloak, sabe que há grandes possibilidades de ter um disco arrebatador em mãos ainda sem sequer o ter ouvido. A editora de “oOooOO”, “How To Dress Well” e mais recentemente “Forest Swords” acertou mais uma vez e a cada álbum que lança vai afirmando-se como uma das editoras mais importantes da música moderna juntamente com a Hyperdub.
Bobby Krlic, a cara por de trás de Haxan Cloak, retrata a morte como um processo complexo através de viragens confusas e ritmos ilógicos. “Excavation” é mais um exemplo de que a voz é só mais um apêndice erróneo na construção musical. “Excavation” mostra que se consegue tirar muito mais significado e poder da música quando esta não tem uma componente humana. A forma como Bobby Krlic nos cria sentimentos à volta de uma experiência sensorial é absurdamente genial. Aliás, é talvez por isso que “Excavation” esteja mais próximo conceptualmente de uma “soundtrack” do que efectivamente de um álbum ortodoxo. Contudo, pode-se dizer que é a “soundtrack” do filme musical de 2013 onde através de “Mara” e “The Mirror Reflecting” se consegue sentir o mundo do horror a fluir das notas musicais. Dieu é uma peça majestral como não há muitas, a gestão emocional ao longo da faixa é inspirada no ambient drone mas é executada de tal forma que deve provocar inveja aos músicos experientes dessa área. O mesmo se pode dizer de “The Drop” que termina mais um sério candidato a álbum do ano.
Nota: Haxan Cloak irá actuar no festival de música “avant-garde” Semibreve que decorre de 15 a 17 de Novembro em Braga juntamente com os já confirmados Atom™, Forest Swords e o português Rafael Toral que levará a palco o projecto “Space Collective 3”.
Lista de 11 álbuns a ouvir da primeira metade de 2013
Quando chega a altura de decidir sobre que álbum devo escrever, caio sempre no ridículo de pensar que há outros trabalhos aos quais também devia dar alguma atenção. Não o podendo fazer através de textos relacionados com os álbuns, decidi fazer uma pequena lista de álbuns a ouvir da primeira metade de 2013. Não é aconselhável a pessoas impressionáveis.
* Barn Owl – V
* Boards Of Canada – Tomorrow’s Harvest
* Fuck Buttons – Slow Focus
* Grouper – The Man Who Died In His Boat
* Haxan Cloak – Excavation
* Holden – The Inheritors
* Julianna Barwick – Nepenthe
* Mount Kimbie – Cold Spring Fault Less Youth
* Pharmakon – Abandon
* Sigur Ros – Kveikur
* The Knife – Shaking the Habitual
Por: João Gonçalves*
*Estudante de Gestão na Universidade de Coimbra (Twitter: @jpmgoncalves)
**O autor optou por não escrever ao abrigo do novo acordo ortográfico