Foram inauguradas, no último sábado, as obras de melhoramento do pavilhão do Unidos Futebol Clube do Tortosendo. Carlos Pinto, o autarca da Covilhã, e Carlos Abreu, o presidente da Junta, presidiram a uma cerimónia que ainda contou com a presença de uma delegação de Saint Genis Laval (França), ligada ao associativismo cultural e desportivo.
Orçadas em perto de 125 mil euros, as obras foram inteiramente suportadas pela autarquia e pela Junta de Freguesia do Tortosendo, traduzindo-se numa cobertura e num piso totalmente novos, para além da remodelação das bancadas, da ventilação dos balneários e da iluminação. A Câmara da Covilhã, que comparticipou 80 por cento dos custos, ofereceu igualmente um novo marcador electrónico. Os trabalhos põem fim a uma série de problemas que o Unidos Futebol Clube tem sentido nos últimos anos devido à degradação do pavilhão. As más condições da infraestrutura chegaram mesmo a impedir os alunos da Escola EB 2/3 da vila de ali poderem praticar desporto. João Esteves, secretário da colectividade, garante que estes e outros problemas têm agora os dias contados, «uma vez que já estamos aptos a responder a todas as necessidades», sustenta. As sessões de cinema, «uma opção da anterior direcção», assegura o secretário, também irão regressar brevemente.
«O problema é que as sessões não mobilizavam público suficiente e chegavam mesmo a dar prejuízo», lamenta. No entanto, o cinema vai voltar, mas em moldes diferentes: «Vamos fazer ciclos temáticos, que certamente atrairão mais público», espera João Esteves. Outro dos projectos da colectividade será a remodelação da sua sede, que, segundo o secretário, «também precisa de obras de reparação». Nos próximos tempos, a atenção dos dirigentes estará por isso concentrada na procura de apoios para efectuar os trabalhos. A culminar a cerimónia, disputou-se um jogo de basquetebol em iniciados, entre a equipa da casa e o Sport Lisboa e Benfica, que terminou com a vitória dos Unidos por 52-11.