Arquivo

Termas das Caldas da Cavaca vão ser complementadas com hotel de 4 estrelas

Situadas na freguesia da Cortiçada, em Aguiar da Beira, as Termas das Caldas da Cavaca integram o complexo termal local. São geridas pela Sociedade Caldas da Cavaca SA, na qual o município de Aguiar da Beira é acionista, com 14,85 por cento da participação social.

As termas funcionam, anualmente, entre maio e outubro, proporcionando tratamentos terapêuticos, de bem-estar e de beleza. Brevemente, o complexo vai dispor de um hotel de quatro estrelas, com 164 camas, balneário termal e SPA incorporados. O Hotel das Caldas da Cavaca irá valorizar o património termal e turístico do concelho, qualificando o acolhimento e o alojamento dos aquistas e turistas, diversificando a oferta de serviços nas áreas da saúde, do bem-estar e da beleza e permitirá a captação de novos públicos, afastando-se do termalismo clássico.

A futura unidade hoteleira contribuirá para contrariar a sazonalidade da atividade termal em Aguiar da Beira e alargar a frequência temporal dos aquistas e para potenciar a realização de mais despesa dos visitantes no concelho. Para além da criação de postos de trabalho diretos, o novo empreendimento termal e turístico provocará ganhos na economia local. Surgirá a necessidade de novas dinâmicas empresariais e sociais, impulsionando o investimento e o empreendedorismo noutros domínios comerciais e turísticos associados, nomeadamente, à saúde e ao bem-estar (desporto de natureza, animação cultural e património local, lazer e gastronomia).

Desde 1924 a cuidar do bem-estar dos aquistas

As Termas das Caldas da Cavaca, inauguradas em 1924, tiveram sempre um lugar importante no termalismo nacional e na apreciação dos aquistas, mercê da composição e temperatura ímpares das suas águas, recomendadas para tratamento de doenças digestivas, músculo-esquelética, de pele e pulmonares. Foram propriedade da família Laires e por esta concessionadas até 1983, ano em que foram adquiridas pelo município de Aguiar da Beira.

Integravam uma área reservada de aproximadamente 70 hectares servida por um hotel, bar, parque de merendas, casas e quartos “de aluguer” dispersos pela zona envolvente dos balneários. Sob a gestão autárquica estiveram inativas durante 13 anos, entre 1995 e 2008. As termas da Cavaca reabriram em 2008, com atividade sazonal, geridas pela Empresa Municipal ABTT – Aguiar da Beira Termas e Turismo EEM, apostando na oferta de uma nova gama de tratamentos terapêuticos, de bem-estar e de beleza, prestados até aos dias de hoje.

Sobre o autor

Leave a Reply