Arquivo

Teixoso em protesto contra encerramento de balcão da CGD

A notícia de que estava a ser estudado, por parte da administração da Caixa Geral de Depósitos, o eventual encerramento do balcão desta agência na vila do Teixoso (Covilhã) não caiu bem à população, que rapidamente saiu à rua em protesto.

A manifestação aconteceu na passada sexta-feira, junto ao balcão da CGD, onde participaram os autarcas da Junta de Freguesia Teixoso e Sarzedo, o Presidente da Câmara da Covilhã, vereadores, candidatos às autárquicas 2017, dirigentes sindicais e populares.

A notícia ainda não é oficial, mas os autarcas do concelho já fizeram mostrar o seu desagrado, tendo já o Presidente da Junta de Freguesia, José Valério, ameaçado com um boicote eleitoral nas próximas eleições autárquicas caso o encerramento se concretize. Já a autarquia aprovou por unanimidade uma moção de repúdio e enviou um e-mail ao conselho de administração da CGD, onde argumenta que «a Caixa não pode deixar de ter em mente que é o único banco público, a agência que falamos é a única dependência bancária não só para aquela vila, com cerca de 5 mil habitantes e um importante tecido empresarial, como é o único balcão a servir as restantes quatro freguesias e nove aldeias (Verdelhos, Sarzedo, Borralheira, Atalaia, Gibraltar, Terlamonte, Orjais, Aldeia de Souto e Vale Formoso)».

Também a Assembleia de Freguesia já remeteu uma carta dirigida a Paulo Macedo, com o conhecimento do Presidente da República, do Primeiro-ministro e do Ministro das Finanças.

Entretanto on-line está já a decorrer uma petição para o não encerramento da CGD na vila do Teixoso e está já marcado para sábado (15 horas) mais um protesto, com ponto de encontro na Igreja Matriz da vila.

Sobre o autor

Leave a Reply