Perfil Profissional:
O Técnico de Informática de Gestão é o profissional qualificado com competências no âmbito da gestão das organizações, que se encontra apto a apoiar a coordenação de departamentos de Informática e a proceder ao desenvolvimento, instalação e utilização de aplicações informáticas, adequadas às necessidades específicas de uma instituição e em qualquer área funcional da mesma, com vista à eficácia de resultados.
SAÍDAS PROFISSIONAIS:
As atividades principais a desempenhar por este técnico são:
1. Instalar, configurar e efetuar a manutenção de diferentes sistemas operativos e de software de aplicações;
2. Instalar, configurar, desenvolver e efetuar a manutenção de bases de dados;
3. Avaliar e participar na escolha de utilitários, assim como nas políticas de segurança em sistemas informáticos;
4. Desenvolver aplicações na área da gestão;
5. Avaliar e participar na escolha de ferramentas de gestão;
6. Analisar, testar e implementar ferramentas de gestão;
7. Parametrizar e adequar, a necessidades específicas, ferramentas de gestão existentes;
8. Analisar problemas e propor soluções adequadas aos meios existentes na empresa;
9. Desenvolver módulos que complementem as aplicações de gestão, à medida das necessidades da empresa;
10. Desenvolver, distribuir, instalar e efetuar a manutenção de aplicações informáticas, utilizando ambientes e linguagens de programação orientados a objetos, procedimentais e visuais;
11. Desenvolver, instalar e manter servidores, páginas e sistemas de informação nas tecnologias web;
12. Utilizar aplicações de faturação, stocks, contas correntes, imobilizadas, contabilidade e salários;