Arquivo

Teatro das Beiras estreia hoje “Crónicas”

Nova peça baseada em quatro textos de Eduardo de Filippo

O humor do dramaturgo napolitano Eduardo de Filippo inspirou o Teatro das Beiras para a produção do espectáculo comemorativo dos 30 anos da companhia profissional covilhanense. A peça “Crónicas”, com estreia marcada para esta noite, é composta por quatro “sketches” baseados nos textos “O Papel de Hamlet”, “Amizade”, “A Farmácia de Serviço” e “Sofrimento à Porta Fechada”. Em palco, cinco actores desdobram-se em “mil e uma personagens” para dar vida às figuras retratadas nos textos.

A história dos maridos enganados é o elo comum entre as quatro partes da peça, conjugadas harmoniosamente ao longo do espectáculo. O primeiro “sketch”mergulha nos bastidores de um palco de teatro, cenário para a disputa e os caprichos dos actores principais, a preocupação do director com a situação financeira da companhia, a disponibilidade de uma costureira, a fobia da segurança do bombeiro, surgindo ainda o ex-actor velho e a aspirante a actriz, entre outros. No segundo, o encenador José Carretas pega na história do velho actor para retratar a amizade. Bartolomeu está doente e antes de morrer quer ver a tia e alguns amigos que entretanto padeceram. Franco, um amigo de longa data e ex-actor, interpreta essas personagens para dar alegria ao amigo, até que o inesperado acontece. “Na farmácia de Serviço”, a história anda à volta de um farmacêutico traído pela mulher, enquanto que o último “sketch” narra as visões de um viúvo que pensa que a mulher está viva. O resultado é um humor «quase ingénuo», recheado com o «efeito surpresa», bem característico de Filippo, descreve o encenador José Carretas. «Faz-me lembrar os filmes antigos, com muita frescura e ingenuidade», acrescenta, partilhando a preocupação do autor para com o público. O que importa é dar prazer ao espectador.

Com encenação de José Carretas, a 57ª produção do Teatro das Beiras conta com um novo elenco composto por Ana Margarida Carvalho, Fernando Landeira, Flávio Hamilton, Inês Leite e Paulo Narciso. O elenco fixo, que era habitual encontrar nas peças da companhia, já não existe, mas estes cinco novos intérpretes prometem não lhes ficar atrás. O espectáculo começa às 21h30 e irá estar em cena até 7 de Novembro, dia em que a companhia festeja 30 anos de existência. Uma data que assinala também o arranque do Festival de Outono, em cena no palco do Teatro das Beiras até dia 20 desse mês.

Sobre o autor

Leave a Reply