Arquivo

Táxis da Covilhã equipados com GPS

Autarquia vai investir cerca de 80 mil euros no equipamento dos veículos

Os 79 táxis existentes no concelho da Covilhã poderão ser equipados, gratuitamente, com um sistema de segurança e informação baseado em GPS, de navegação por satélite. O protocolo entre a Câmara e a Associação Nacional de Transportes Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL) foi assinado no último sábado, mas o investimento de 79 mil euros (mil euros por cada aparelho) será suportado na íntegra pela autarquia.

Em contrapartida, a associação compromete-se a disponibilizar gratuitamente à autarquia, forças de segurança e de protecção civil, o sistema informático que permite acompanhar a localização das viaturas em tempo real. Com este sistema, os motoristas passam a estar ligados 24 horas por dia a uma central instalada na sede da ANTRAL, em Lisboa, possibilitando a cada aderente aceder à Internet e obter informações a qualquer momento. Trata-se de um sistema «muito importante, não só para os taxistas como para os cidadãos», frisou Florêncio Plácido de Almeida, presidente da ANTRAL. Além de emitir um sinal de alarme em caso de risco, o equipamento dispõe ainda de um conjunto de teclas rápidas para os taxistas enviarem um SOS ou informações como atropelamento, acidente, incêndio ou assalto. Em troca da instalação dos aparelhos, os motoristas passam a fornecer informações à autarquia sobre o estado do pavimento, avarias nos sistemas de sinalização ou outras ocorrências e situações anómalas que detectem nas estradas concelhias.

Os taxistas terão ainda um papel na divulgação turística e cultural do concelho e vão colaborar em campanhas de monitorização de indicadores de qualidade de vida ou colocando nas suas viaturas anúncios de campanhas de sensibilização cívica desenvolvidas pelo município. O investimento da autarquia surge para «resolver os problemas de segurança, conforto e operacionalidade» que os profissionais de táxi enfrentam, adiantou Carlos Pinto. Contudo, considera que esta deveria ser «uma responsabilidade do Governo». O autarca disse-se «disponível» para ceder um terreno para que a ANTRAL instale um posto de abastecimento de combustíveis, principalmente de GPL. Uma «mais-valia» para os taxistas do concelho e das redondezas, admitiu o edil, que encara a possibilidade de abastecer os veículos da autarquia, bombeiros e protecção civil.

Liliana Correia

Sobre o autor

Leave a Reply