Arquivo

Suspeito de ataque nas Ramblas foi abatido pela polícia

A polícia catalã abateu Younes Abouyaaqoub, o marroquino identificado como o condutor da carrinha branca que atropelou várias pessoas nas Ramblas, em Barcelona, na última quinta-feira.

O suspeito foi morto a tiro na sequência de uma operação policial em Subirats, a cerca de 50 quilómetros do centro da capital da Catalunha. Ao início da tarde desta segunda-feira, a polícia confirmou ter em curso uma operação policial. A imprensa espanhola avançou que se trataria de alguém com «traços parecidos ao terrorista em fuga» e que transportava o que parecia ser um cinto de explosivos.

Younes Abouyaaqoub tinha sido identificado esta segunda-feira de manhã pelo Governo catalão como o homem suspeito de conduzir a carrinha usada no ataque nas Ramblas. A principal linha de investigação aponta para a hipótese de ter conduzido sozinho a carrinha Fiat usada no ataque. O veículo alugado foi pago com o seu cartão de débito, mas requisitado em nome de Driss Oukabir, outro dos membros da célula jiadista entretanto identificada.

A polícia catalã acredita que o suspeito fugiu inicialmente a pé, atravessando o mercado de La Boqueria. O “El País” publicou mesmo imagens do interior do mercado, nas quais aparecem um jovem de camisa clara e óculos escuros que as autoridades pensam ser Abouyaaqoub.

O suspeito terá caminhado alguns quilómetros, acabando por se dirigir à zona universitária. Posteriormente roubou um carro para escapar, veículo que abandonou após percorrer mais três quilómetros. No interior do Ford Focus branco foi encontrado o corpo de Pablo Pérez, morto com arma branca (entretanto confirmado como a 15ª vítima dos atentados na Catalunha).

O carro chegou a ser perseguido e um agente ficou ferido numa perna, atingido pelo condutor em fuga, que apesar disso conseguiu abandonar o veículo e correr, segundo contou uma testemunha. O atentado em Barcelona e em Cambrils fez 15 mortos, incluindo duas portuguesas, e mais de uma centena de feridos.

Sobre o autor

Leave a Reply