Arquivo

Surrealista Mário Vitória no TMG

Pintura

A pintura está de regresso à galeria de arte do TMG, onde Mário Vitória inaugura a exposição “O Padrão dos Encobrimentos” no sábado (18 horas). A mostra fica patente até 30 de março.

Aplaudido pela originalidade do seu trabalho, este jovem pintor (1983) tem vindo a explorar com grande êxito estético a inesgotável vertente surrealista. Os seus temas são os contrários: «A vida e a morte; o ódio e o amor; a guerra e a paz; o bem e o mal; a pequenez e a grandiosidade», lê-se no seu site (www.mariovitoria.com). Mário Vitória refere que esta exposição se inspira na épica aventura portuguesa dos Descobrimentos cujo principal ícone era o padrão. É «uma diatribe debruçada sobre alguns significados do quotidiano nacional, extrapolada a outros territórios, como ao interior dos indivíduos nomeadamente aos seus impulsos primitivos. Poderemos ver obras de grande e pequeno formato comentando a excessiva regularidade do mundo. Desde a explícita violência capitalista desenredada a uma aniquilação total da irregularidade do homem.

Em contraponto encontramos uma certa forma de poesia positiva dentro deste tom satírico, por isso, a exposição poderia ter como subtítulo “A vitória das espécies”», explica no texto de apresentação.

Natural de Côja, o artista vive e trabalha no Porto, onde se licenciou em pintura na Faculdade de Belas Artes. É mestre em ensino de artes visuais pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação do Porto e mestre em práticas e teorias do desenho pela Faculdade de Belas Artes na Universidade do Porto. Mário Vitória vai estar na inauguração da exposição, marcada para as 18 horas.

Sobre o autor

Leave a Reply