Arquivo

Supertaça de Xadrez adiada para Fevereiro

Spraggett disputa “Open Internacional Ciudad de Sevilla”

A Supertaça de Xadrez, a disputar entre o Grupo de Xadrez da Guarda, campeão nacional absoluto, e a Academia de Gaia, vencedor da Taça de Portugal, cuja equipa é constituída normalmente por quatro mestres espanhóis, foi adiada para 14 de Fevereiro. O jogo esteve agendado para o último sábado, mas a Federação Portuguesa de Xadrez marcou novo encontro para Viseu, na sede do Clube local, em pleno Rossio. Uma alteração que poderá permitir a participação do GMI Kevin Spraggett, primeiro tabuleiro do GXG.

O xadrezista canadiano está actualmente a participar no “Open Internacional Ciudad de Sevilla”, que termina sábado, um torneio disputado por 220 jogadores, incluindo vários Grande Mestres Internacionais, sendo Spraggett o quinto melhor do “ranking” inicial. O mais qualificado é o Vladimir Epishin, seguido de Oleg Korneev, Azer Mirzoev e Ivan Cheparinov, um quinteto que vai lutar pelo primeiro lugar, dotado com um prémio de 2.400 euros. Os dois primeiros jogos foram fáceis para o xadrezista do GXG, que, na jornada inaugural, derrotou o espanhol Rafael Luque e venceu Carrebeo Garcia na segunda, dois adversários do meio do “ranking” desta competição. O “open” pode ser acompanhado diariamente em http://www.fsajedrez.com. Também por terras de Espanha, o Mestre Internacional António Fróis (ELO 2369) classificou-se em 21º lugar, com 4,5 pontos em 9 possíveis, na prova principal do X Open Internacional de Mondariz, na Galiza, entre 40 participantes. O xadrezista do Clube de Xadrez de Seia empatou na última jornada contra o espanhol Roi Reinaldo (2427 ELO). O torneio foi ganho pelo GMI chinês Bu Xiangzhi (ELO 2606), seguido do GMI Zenon Franco (Paraguai) e do GMI Karen Movsziszian (Arménia).

Por cá, o GXG ainda não decidiu se manterá este ano a participação de uma equipa secundária no Nacional da IIIª Divisão, de acordo com informação do director Fernando Badana. Depois da saída de Artur Silva para o Montemor-o-Velho e de Vítor, Dora e Catarina Leal para o Clube de Xadrez de Seia, a constituição da equipa está a revelar-se problemática, uma vez que só pode contar com o próprio Fernando Badana, Luís Osório e um ou outro jovem inexperiente. Por outro lado, já estarão asseguradas a continuidade de Manuel Martins e o regresso de Aida Ferreira à competição. Entretanto, o GXG vai promover uma simultânea de xadrez na próxima quarta-feira, em Pinhel, conduzida pelo GMI Kevin Spraggett no Café “O Veleiro”. Outra iniciativa prevista é a organização do Open de Jovens 2004, dia 31.

Sobre o autor

Leave a Reply