Arquivo

Spraggett magistral em Moscovo

Xadrezista do GX Guarda ultrapassou meia centena de jogadores mais qualificados no “Open” da Aeroflot

Kevin Spraggett, primeiro tabuleiro do Grupo de Xadrez da Guarda (GXG), terminou o “Open” Internacional da Aeroflot, em Moscovo, com uma performance FIDE de 2599 e no 32.º lugar (era o 99º à partida) de um dos torneios mais importantes do mundo. Quatro vitórias, três empates e duas derrotas revelaram na última semana de Fevereiro que o Grande Mestre Internacional (GMI) canadiano, radicado na Guarda há várias décadas, continua a fazer parte dos grandes nomes da elite do xadrez mundial.

Foi uma das suas melhores performances de sempre, uma vez que Spraggett ultrapassou meia centena de xadrezistas considerados mais qualificados do que ele no torneio principal, nomeadamente o primeiro do “ranking” da prova, o ex-campeão mundial GMI Alexander Khalifman (ELO 2674), da Rússia, (35º). De entre as suas proezas, destaque para a vitória na oitava ronda sobre Boris Gulko (2597 ELO), ex-campeão da União Soviética, actualmente cidadão dos Estados Unidos, bem como os empates frente aos russos MF Pavel Maletin (2429) e GM Evgeny Alekseev (2609). O “Open” da Aeroflot, disputado por 203 jogadores no torneio principal, foi ganho pelo GMI Sergei Rublevsky, seguido do GMI arménio Rafael Vaganian e do GMI Valerij Filipov. Entretanto, Spraggett está já a participar no XX “Open” Internacional de Xadrez da Ville de Cappelle la Grande (França), considerado o segundo melhor do mundo logo após o da Aeroflot, juntamente com o MI António Fróis, do Clube de Xadrez de Seia. O torneio termina sábado e junta 568 jogadores, incluindo uma centena de grandes mestres internacionais. Spraggett (ELO 2536) é o 41º do “ranking” inicial da competição, enquanto Fróis (ELO 2334) é o 143º. Os dois xadrezistas venceram as suas partidas na primeira jornada, mas Fróis empatou na segunda, continuando invicto Spraggett.

Por cá, disputou-se no sábado a primeira eliminatória da Taça de Portugal, que correu de feição à equipa B da ADE. Os covilhanenses eliminaram o CX Primeiro Passo (Aveiro) por desempate (2-2) em tabuleiro superior, mas a AD Carapalha (Castelo Branco) foi eliminada pelo Cine Club de Torres Novas por 2-1. A próxima eliminatória, em que já entram as equipas principais da Guarda e Seia, será disputada a 11 de Setembro. Este fim-de-semana regressam os nacionais secundários. Os dois clubes da região que participam na Zona Norte da II Divisão, o CX Seia B (Carlos Carneiro, Paulo Costa, Edgar Pereira e Jorge Bastos) e a ADE A, defrontam-se em Seia, num jogo difícil para ambos os quadros recheados de bons jogadores. O CX Seia é actualmente o líder da prova com 6 pontos, mais dois que a ADE (4º). Na série C da IIIª Divisão, a equipa C do CX Seia (Francisco Madeira, Dora Leal, José Luís Abrantes e Luís Correia), desloca-se a Aveiro para defrontar um dos actuais líderes, a AA da Universidade de Aveiro. O Oriental de S. Martinho (Covilhã) também vai a Aveiro mas para jogar contra o CX Primeiro Passo.

A nível de clubes, Ricardo Amaral venceu o Torneio de Carnaval do CX Seia, disputado em jogos de 65 minutos para cada xadrezista, pelo que contou para o ELO Nacional. Seguiram-se António Diogo, Diogo Oliveira e João Saraiva. Na Guarda, Daniel Sobral, Fernando Sobral e Maria João Nascimento ocuparam os três primeiros lugares do IV Torneio Semanal de Xadrez promovido pelo GXG, à frente de Hugo Soares, Tiago Miguel e João Ferreira.

Sobre o autor

Leave a Reply