Arquivo

Spraggett irregular no Open de Benfica

Escolas de Xadrez da Guarda e Seia começam a preparar próxima época

O GMI canadiano Kevin Spraggett, primeiro tabuleiro do Grupo de Xadrez da Guarda, foi 13º no VI Open de Xadrez da Freguesia de Benfica (Lisboa), entre 111 concorrentes. Os estrangeiros dominaram o pódio deste torneio, ganho pelo GMI Oleg Korneev (2559 ELO), seguido do alemão Henrik Teske (2518) e Igor Miladinovic (2599 ELO), todos com 7,5 pontos em 9 jogos. Nos lugares imediatos situaram-se todos os melhores portugueses da actualidade, caso do MI António Fernandes (4º, ELO 2418), GMI Luís Galego (5º, ELO 2488), MI Rui Dâmaso (6º, 2460 ELO) e MI Diogo Fernando (7º, 2438 ELO).

Já Marco Silva (ADE) obteve o oitavo lugar do I Open de Balsemão (Macedo de Cavaleiros), uma prova ganha pelo MI lisboeta António Fróis (2369 ELO), com 5 pontos em 5 jogos. O melhor do distrito da Guarda foi Manuel Martins (GX Guarda), 13º classificado com 3 pontos, em igualdade pontual com os seus dois companheiros de clube Rui Encarnação (ELO 2088), 19º, e Artur Silva (1867), 21º. Por equipas, o “open” foi ganho pelo GD “Dias Ferreira” (Matosinhos), seguido das representações de Montemor-o-Velho (Coimbra) e da AD Estação, da Covilhã, ambos com 11,5 pontos. Por cá, os dois principais clubes do distrito têm actualmente em actividade as suas escolas de xadrez. De acordo com o vice-presidente do Grupo de Xadrez da Guarda, Fernando Badana, a escola guardense está a funcionar em novo horário e com novo sistema. Assim, a sala de xadrez do clube, que funciona na sede do GXG nas Piscinas Municipais, está aberta de segunda a sexta feira, entre das 17 às 20 horas, tendo sido elaborada uma escala de serviço que assegura o ensino e aperfeiçoamento a associados do clube, rotativamente concretizada pelo GMI Kevin Spraggett, MF António Ferreira, Fernando Badana e Luís Osório. Complementarmente, às sextas feiras realiza-se um torneio de rápidas.

Para além disso, a escola de xadrez do GXG, frequentada diariamente por mais de uma dezena de jovens, segundo Fernando Badana, prevê sessões de treino específicas para os jogadores convocados para torneios de jovens, normalmente aos sábados à tarde. Na próxima época, a iniciar em Janeiro, o clube tenciona levar estes jovens a três ou quatro torneios a realizar na região (Guarda, Castelo Branco, Viseu ou Bragança). Já o Clube de Xadrez de Seia iniciou este mês a sua escola para formação inicial e aperfeiçoamento dos jovens xadrezistas senenses. Esta secção é dirigida por Francisco Madeira e tem frequência gratuita, funcionando na sede do clube, no Mercado Municipal, às quartas-feiras, das 14h30 às 17h30. Entretanto, o GXG promoveu, no passado fim de semana, um estágio de Xadrez na “Casa Jones”, nas Penhas Douradas, na Serra da Estrela. Com uma previsão de cerca de 20 participantes, entre jovens praticantes, dirigentes e acompanhantes, a iniciativa incluiu três sessões técnicas com estudo de aberturas e partidas comentadas, dirigidas pelo GMI Kevin Spraggett e MF António Ferreira, complementadas por um torneio de jogos de 20 minutos.

Sobre o autor

Leave a Reply