O GMI Kevin Spraggett está imparável e voltou a melhorar o seu ELO internacional em Capelle la Grande (França) ao terminar o segundo maior torneio aberto da Europa com uma performance de 2601 ELO e no 32º lugar. O primeiro tabuleiro do Grupo de Xadrez da Guarda (GXG) voltou a ter uma grande actuação na competição francesa com quatro vitórias, quatro empates e apenas uma derrota nos nove jogos disputados, cometendo mesmo a proeza de infligir a única derrota ao vencedor do torneio, o GMI russo Evgeniy Najer (2602 ELO).
Menos eficaz foi a actuação do Mestre Internacional António Fróis (ELO 2334), do Clube de Xadrez de Seia, que ficou em 167º lugar graças a quatro vitórias, três empates e duas derrotas. A sua performance equivale a 2317, menos 17 pontos que o ELO actual, pelo que deverá ter perdido pontos. O “Open” Internacional Ville de Capelle la Grande juntou 576 xadrezistas de todo o mundo, sendo actualmente o segundo mais importante do calendário competitivo do xadrez, logo a seguir ao de Moscovo. A nível interno, realizou-se no último fim-de-semana mais uma jornada do Nacional da II Divisão que consolidou a liderança do CX Seia B na zona Norte. Os senenses receberam e venceram a equipa principal da ADE (3-0), seguindo invencíveis na frente da tabela classificativa com três vitórias em outros tantos jogos. Carlos Carneiro ganhou no primeiro tabuleiro ao mais forte jogador de Castelo Branco, Edgar Pereira, enquanto Paulo Costa triunfou no segundo tabuleiro contra Francisco Silva e Jorge Bastos ganhou no quarto tabuleiro a Francisco Martins. No terceiro tabuleiro, Edgar Pereira (ex-AA Amadora) empatou com Ricardo Rei. Um resultado que atirou a ADE para o oitavo lugar da zona Norte. No sábado, o CX Seia vai a S. João da Madeira (Aveiro), terceiro classificado, e a ADE recebe o Kabab (Santarém).
Na III Divisão, a equipa CX Seia foi ganhar a Aveiro à Universidade local, até então líder da prova, por 2-1, melhorando consideravelmente as suas possibilidades de obter uma boa classificação. No primeiro tabuleiro, José Rodrigues (Aveiro) derrotou Francisco Madeira, mas Seia assegurou a vitória com dois triunfos de Dora Leal (no segundo tabuleiro, contra José Gabriel Neves) e de Vítor Leal (no quarto tabuleiro, contra Daniel Santos). No terceiro tabuleiro verificou-se um empate entre José Luís Abrantes (Seia) e o alemão Uwe Kahler (Aveiro). De salientar que este é o terceiro triunfo consecutivo de Dora Leal na prova. Também vitoriosa, a formação B da ADE (Luís Bouxo, Dominik Wegrzyn, José Portal e Carlos Pina) foi vencer a Cucujães (Aveiro) por um contundente 4-0. Menos sorte conheceu o Oriental de S. Martinho, que perdeu com o Primeiro Passo (Aveiro) por 3-1. O Montemor-o-Velho A (onde joga Artur Silva, ex-GX Guarda) venceu por 2-1 o Sindicato dos Bancários de Aveiro e está isolado no primeiro lugar. Na próxima jornada disputa-se o “derby” covilhanense entre o Oriental de S. Martinho e a ADE B, enquanto o CX Seia C recebe o Cucujães. Na Guarda, Hugo Gomes venceu mais um torneio do GXG, seguido de Maria João Nascimento, Daniel Sobral, Tiago Neto, Fernando Sobral e Susana Ramos. A partir desta semana, o clube passa também a organizar às quartas-feiras, a partir das 18 horas, com inscrição livre até essa hora, na sede das Piscinas Municipais, um torneio de semi-rápidas (jogos de 15 minutos para cada xadrezista).