O sorteio das competições profissionais de futebol, realizado no último domingo, ditou que o Sporting da Covilhã comece o campeonato da IIª Liga, este ano alargado a 24 clubes, a jogar em casa do Portimonense a 9 de agosto. Quanto ao primeiro jogo oficial da época, terá lugar dia 27 deste mês, frente ao recém-promovido Freamunde em partida do grupo B da Taça da Liga que deverá ser disputada no Estádio Santos Pinto.
A segunda jornada realiza-se também em casa, três dias depois, frente ao Portimonense, e a última jornada tem lugar em casa do Académico de Viseu a 3 de agosto. O campeonato começa seis dias depois com os comandados de Francisco Chaló a deslocarem-se até ao Algarve para defrontar o Portimonense. Na segunda ronda, o Covilhã recebe o Porto B e na terceira desloca-se a Aveiro para defrontar o Beira-mar. No longo campeonato que esta época vai ser disputada por 24 equipas em 46 jornadas, a formação serrana volta a jogar com as equipas secundárias dos grandes na quinta jornada (Benfica, fora) a 31 de agosto e na 15ª (Sporting, também fora) a 9 de novembro.
Entretanto, o clube realizou no último sábado o seu primeiro jogo de preparação frente a uma seleção do distrito de Castelo Branco com o único golo do encontro a ser apontado pelo reforço brasileiro Tatui (ex-Grêmio Esportivo Juventus), na marcação de um livre aos 75 minutos. No onze inicial os serranos alinharam com quatro reforços: Tiago Moreira (ex-Oliveirense), Djikiné (ex-Olimpiacos Nicósia, Chipre), Zé Tiago (ex-Oliveirense) e João Traquina (ex-Sertanense). Erivelto, ponta-de-lança à experiência, também foi titular.
A partida realizada no Complexo Desportivo da Covilhã, no final da primeira semana de trabalho, serviu para o treinador Francisco Chaló observar jogadores e «tirar ilações». Para além de Igor Araújo, Edgar, Massaia, Soares, Gilberto e Adriano que completaram a equipa inicial, jogaram ainda Taborda, Fábio Pais, Gelly, Lucas, Nana K, Samuel, Tiago Mendes, Tatui e Titan, tal como Barcley e Flávio, ambos à experiência. O treinador Francisco Chaló realçou que o encontro foi disputado numa fase «muito precoce» da preparação, alertando para o trabalho que dá «formatar uma equipa nova» e afirmou não estar obcecado em ter o plantel fechado quando se iniciar a nova época, porque quer ser ponderado na escolha e fazê-lo «com calma». Nesse dia, o técnico anunciou a chegada de mais um reforço, o defesa central Diogo Coelho, por empréstimo do Nacional da Madeira. O jovem de 20 anos, cujo contrato com o Nacional termina no final da temporada, já treinou na segunda-feira.
Ricardo Cordeiro