Sporting da Covilhã e Souropires entram em competição a sério já este domingo, data que assinala o regresso dos campeonatos nacionais de futebol. Com um orçamento reduzido e um plantel curto e constituído por muitos jovens da região, a turma serrana promete andar pelos lugares cimeiros da IIª Divisão B, embora sem falar directamente na subida de divisão. Já o campeão distrital da Guarda aposta num plantel com muitas caras novas para “atacar” a época de estreia na IIIª Divisão Nacional. Na ronda inaugural dos respectivos campeonatos, as duas formações jogam fora do seu reduto.
Numa época de transição, depois de João Cavaleiro ter treinado a equipa durante três épocas, o algarvio Fernando Pires (Fanã) foi o homem escolhido para orientar os “Leões da Serra”. Para já, nos oito encontros de preparação que realizou, o Covilhã alcançou quatro vitórias, três empates e apenas uma derrota. Apesar de ser um saldo positivo e dos resultados não serem o mais importante na pré-época, é necessário ter em conta que o único desaire teve lugar com o Idanhense, da IIIª Divisão, (3-1) e que frente a equipas do mesmo escalão, a turma serrana sentiu bastantes dificuldades. Desta forma, a única vitória (3-0) com adversários da IIª B aconteceu na recepção ao Penalva do Castelo, que na época passada militou na IIIª. De resto, registou empates caseiros frente ao Oliveira do Hospital e ao Benfica e Castelo Branco, tal como na visita a Penalva. Fernando Pires, que aposta num futebol mais apoiado que “rompe” com o futebol directo do anterior treinador, conta com muita gente nova para tentar chegar aos primeiros lugares. Assim, a Luciano, Rui Morais, Piguita, Cordeiro, João Real, Trindade, Nuno Coelho e Tarantini, juntaram-se os reforços Luís Miguel (ex-Alcains) e Cunha (ex-Lusitânia dos Açores), que regressam ao clube, Óscar Menino (ex-ADE), Banjai (ex-Louletano), Canário (ex-Ovarense), Zé d’ Angola (ex-Rio Ave), Oliveira (ex- Naval 1º Maio), Cláudio (ex- Unhais da Serra), Luízinho (ex-Lusitânia), Luís Pedro (ex-Teixosense) e João Pimenta (ex-Sporting Clube de Portugal). A competição a “doer” chega já este domingo e o sorteio ditou que o Covilhã viaje até Mafra, recebendo no fim-de-semana seguinte o Fátima, em jogo a disputar no Complexo Desportivo. Quanto ao único “derby” distrital que vai ter lugar com o Benfica e Castelo Branco, já que o Alcains acabou por desistir, está agendado para 2 de Outubro, na quinta jornada. Finalmente, na última ronda do campeonato, a formação serrana joga em Torres Vedras com um dos supostos adversários mais fortes da prova.
Quanto ao Souropires, na época de estreia em campeonatos nacionais, aposta num plantel maioritariamente constituído por reforços, alguns com bastante experiência, para atacar esta nova “aventura”. Deste modo, Manuel Barbosa, um nome bem conhecido no futebol distrital que foi adjunto do técnico campeão Paulo Batista e que foi o homem escolhido pela direcção do clube do concelho de Pinhel para orientar a equipa vai ter ao seu dispor um lote de atletas com provas dadas. São os casos, entre outros, de Bruno Coutinho e João Paulo (ex-Figueirense), Cédric, Faneca, David e Daniel (ex-Fornos), Toni (ex-Associação Desportiva da Estação), Milford (ex-Feirense), Carvalhinho (ex-Caldas da Rainha e que já passou pelo Beira-Mar, da SuperLiga) e o guarda-redes Valezim, a que se juntam outros valores que transitam da temporada transacta como Camilo, Beto, Fernando Pinheiro e Koffy. Na primeira jornada da série C da IIIª Divisão Nacional, o Souropires joga fora de portas no terreno do Cesarense, para uma semana depois receber o Peniche, da série D, em jogo a contar para a primeira eliminatória da Taça de Portugal.
Ricardo Cordeiro