Arquivo

Sortelha à boleia da história

Sortelha quis ser mais antiga. Com a iniciativa “Muralhas com História”, cores, folia e ritmos medievais tomaram conta das ruas da pequena Aldeia Histórica e levaram milhares a embarcar numa viagem que se pretendia de regresso direto ao passado. O presidente da Câmara do Sabugal mostrou-se satisfeito com o resultado e garante que este mercado medieval «terá continuidade nos próximos anos».

António Robalo acredita que a feira pode contribuir para engordar o número de turistas que passam todos os anos pela vila. «Segundo dados estatísticos somos a segunda Aldeia Histórica com mais visitantes e graças a esta atividade vieram pessoas pela primeira vez que podem voltar noutras alturas», considera. Arminda Esteves, nascida e criada em Sortelha, partilha a mesma opinião. Decidiu participar no mercado medieval porque é herdeira de arte antiga, que só se encontra na região. «Esta cestaria que faço é o bracejo, artesanato típico aqui da aldeia», explica. Na sua opinião, este é um evento com vantagens para Sortelha: «Juntamente com todos os artesãos, se todos dermos um bocadinho, é uma mais-valia para a aldeia, porque vem gente de todos os lados só para ver a feira», garante. Já Lina Cardoso não nasceu beirã, mas percorre o país à boleia das feiras medievais. Em Sortelha, encontrou «potencial», um «lugar especial com todas as condições para este tipo de mercado». Na sua banca, diz que vende «a história de Portugal», ou seja, espadas, fatos antigos ou artefactos a lembrar a época medieval. A comerciante entende que a feira deverá continuar no futuro, mas deixa um conselho: «é necessário eliminar tudo o que lembre o século XXI e recriar ao máximo».

Vítor Cabral também veio de fora, mas o caminho que o trouxe tem outros contornos. Pertence ao Grupo de Danças de Alhos Vedros, cuja missão consistia em animar a feira à boleia de saltimbancos ou menestréis, como quem diz poetas, contadores de histórias. «Ficámos agradavelmente surpreendidos com o ambiente, o restauro das casas, todo um cenário natural onde este tipo de feira acaba por fazer mais sentido», conclui. A iniciativa “Muralhas com História” realizou-se, pela primeira vez, entre sábado e domingo passado e foi organizada pela autarquia em parceria com a empresa municipal Sabugal+.

Catarina Pinto Danças e folias “ocuparam” as ruas na tarde de domingo

Sortelha à boleia da história

Sobre o autor

Leave a Reply