A monitorização dos critérios de avaliação e das actividades constantes dos planos de recuperação e acompanhamento e a promessa de um contrato de autonomia a celebrar com o Ministério são duas das ideias mais chamativas do projecto de intervenção que António Soares apresentou ao Conselho Geral transitório no processo da sua eleição como novo director da escola. O projecto refere também que as obras de requalificação da escola foram um bom argumento para a candidatura de Soares.
É um diagnóstico de algumas insuficiências a nível pedagógico que subjaz ao Projecto de Intervenção apresentado por Soares, diagnóstico já antes apontado pela Inspecção-Geral de Educação numa acção na escola em Fevereiro passado. As actividades dos planos de apoio (recuperação e acompanhamento) devem ser mais acompanhadas e verificada a sua efectiva realização. Por outro lado, continua a haver ainda discrepâncias na formulação e aplicação dos critérios de avaliação entre departamentos e entre professores do mesmo departamento. O trabalho de coordenação lectiva e articulação curricular tem pois que ser mais intenso e apurado, pelo que será aplicado um bloco de 90 minutos já em 2009/10 para esta função no horário dos professores.
O Projecto prevê ainda metas quanto à evolução do abandono escolar, do insucesso e do diferencial avaliação interna / externa. O abandono no Básico descerá até 1% no Ensino Básico e 3% no Secundário em 2012/13; no mesmo período o insucesso baixará para 5% no Básico e 5% no Secundário; e o diferencial entre avaliação interna e externa baixará naquele ano para 0,08 no Básico e 0,75 no Secundário.