Arquivo

Siemens abre centro de investigação na Covilhã

Para tecnologias da saúde, com o apoio do hospital, universidade, Câmara e Parkurbis

A Siemens protocolou, na terça-feira, a constituição de um centro de investigação para tecnologias da saúde na Covilhã, cidade para onde está prevista a criação, a prazo, de 450 empregos com a instalação e ampliação de outras duas empresas.

No primeiro caso está o protocolo a celebrar entre o sector “healthcare” da Siemens, o Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB), a Universidade da Beira Interior UBI), nomeadamente o curso de Medicina, a Câmara e o Parkurbis, adiantou a multinacional em comunicado. Segundo a empresa alemã, os objectivos são a constituição de um centro de investigação e transferência de tecnologia desse centro para as unidades de saúde, com uma cooperação estratégica com o CHCB, que será «uma referência tecnológica nacional e internacional». O protocolo prevê ainda melhorar o modelo educacional, com uso intensivo e optimizado dos sistemas de informação e outros recursos tecnológicos no curso de Medicina da UBI. Com estes projectos espera-se igualmente «potenciar a retenção de recursos humanos altamente qualificados na região» e conseguir atrair investimento científico e a instalação de outras empresas associadas ao sector da saúde.

A autarquia celebrou ainda outros acordos com a Teleperformance, que vai aumentar o número de trabalhadores do centro de atendimento criado nas antigas instalações do mercado municipal, e com a empresa Higher Functions, detentora do serviço nacional de apoio técnico à microinformática conhecido por PCmedic, com vista à sua instalação na Covilhã e criação de 100 postos de trabalho.

Sobre o autor

Leave a Reply