Arquivo

Sheraton quer 400 quartos entre o Sanatório e a Varanda dos Carqueijais

Grupo prevê a construção de apartamentos e vivendas para viabilizar projecto de hotel de luxo

O grupo Sheraton, que está a negociar com a Turistrela a transformação do antigo Sanatório dos Ferroviários num hotel de luxo, tem em vista a construção de vivendas e apartamentos nos terrenos entre a Varanda dos Carqueijais e aquele edifício. Ao todo, prevê-se a construção de mais 400 quartos para tornar viável o empreendimento.

A informação foi adiantada a “O Interior” por Artur Costa Pais, administrador da Turistrela, após ter reunido na semana passada com o vice-presidente do grupo Sheraton na Europa, Guido De Wilde. Um encontro que «correu muito bem», salienta o empresário, que diz estar convicto de que as obras de recuperação do emblemático edifício concebido nos anos 20 por Cotinelli Telmo deverão «avançar ainda este ano».

De acordo com Artur Costa Pais, o grupo está a «ultimar o estudo de viabilidade» do projecto do Sanatório, daí que tenha apontado para a necessidade de criação de mais quartos disponíveis naquele local. Recorde-se que, aquando do início das negociações, há mais de seis meses, o operador turístico tinha já concluído pela necessidade de aumentar o número de quartos, de 55 para 120, por uma questão de viabilidade. Até porque não abdica de conseguir uma classificação de cinco estrelas para a futura unidade hoteleira. O projecto desenhado por Souto Moura «está em análise» pelo grupo Sheraton e poderá não vir a ser aproveitado. O projecto de reconversão do antigo sanatório em pousada, concebido pelo conceituado arquitecto portuense, previa a construção de 55 quartos – 35 dos quais duplos, cinco familiares e 16 suites –, uma suite presidencial no último piso e um “health club”, num investimento orçado em 10 milhões de euros.

Sobre o autor

Leave a Reply