Arquivo

Serviço “Voz Amiga” alargado a idosos que vivem isolados

Fornos de Algodres

O serviço de teleassistência de apoio a idosos foi alargado a todos os munícipes seniores que vivem isolados no concelho de forma a combater a solidão, anunciou a Câmara de Fornos de Algodres.

Implementado em 2014 no âmbito de uma parceria com a empresa Helpphone, o “Serviço Voz Amiga” é gratuito e abrange atualmente 16 idosos, chegando a mais pessoas a partir da próxima semana. «Todos os utentes passarão a usufruir de três chamadas gratuitas semanais, por parte dos operadores da Helpphone, sendo objetivo dessas chamadas verificar se está tudo bem com os subscritores (a sua maioria idosos isolados) e o estabelecimento de pequenas conversas que auxiliam no combate à solidão», adiantou a edilidade presidida por Manuel Fonseca. Em comunicado, a Câmara fornense sustenta que o projeto tem-se «constituído como um importante instrumento de apoio à população mais vulnerável do concelho».

Por sua vez, Alexandre Lote, vereador com o pelouro da Ação Social, Saúde e Qualidade de Vida, refere que o alargamento deste serviço acontece porque é «o mais valorizado pelos utentes nas avaliações de satisfação periódicas» que o município realiza juntos dos beneficiários. «As pessoas transmitiram a importância que este serviço tem no combate à solidão, considerando que a chamada que visa o estabelecimento de uma conversa informal entre o operador e o utente deveria ser alargada no programa», acrescenta o autarca. Segundo o vereador, com este projeto o município «consegue dar resposta mais rápida a algumas situações» e também «segurança» aos idosos e seus familiares, já que os utilizadores dispõem de um dispositivo que, numa situação de emergência, pode ser acionado para entrar em contacto com um operador que coordena a resposta adequada a cada situação.

Alexandre Lote adiantou que todos os idosos que vivem só e/ou isolados no concelho de Fornos de Algodres estão «devidamente identificados» com o apoio da GNR.

Sobre o autor

Leave a Reply