Arquivo

Serra da Estrela candidata 300 milhões ao PITER

Região de Turismo quer um «sinal claro» de apoio para 52 projectos

A Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE) candidatou um conjunto ambicioso de projectos ao Programa Integrado Turístico Estruturante de Base Regional (PITER). A iniciativa, anteontem anunciada em Trancoso, no âmbito da reunião da Comissão Executiva daquele organismo, representa um valor global de 300 milhões de euros destinados a apoiar a construção de um aeroporto regional na Covilhã, um aeródromo em Almeida e três “resorts” turísticos. «É a maior candidatura alguma vez apresentada ao PITER», sublinhou Jorge Patrão, presidente da RTSE.

Em destaque estão aqueles três complexos de «grande qualidade», a que estão associados campos de golfe, em Gonçalo (Guarda), Unhais da Serra (Covilhã) e Seia. Mas a candidatura inclui ainda 12 unidades hoteleiras, algumas das quais em municípios onde actualmente não existe oferta, como Fornos de Algodres, Gouveia, Penamacor e Pinhel, a instalação de telecabines de acesso à Torre e a edificação da aldeia de montanha das Penhas da Saúde. Igualmente prevista está a transformação do antigo Sanatório dos Ferroviários em pousada, na Covilhã.

Ao todo, a RTSE espera obter apoios para 52 projectos, maioritariamente privados e algumas parcerias público-privadas. «É um programa estratégico sem precedentes que visa qualificar os recursos e a oferta turística da Serra da Estrela», adianta Jorge Patrão, acrescentando que, dos projectos seleccionados, «cerca de 40 por cento já estão concluídos». O presidente da Região de Turismo adianta ter «boas indicações» da Secretaria de Estado do Turismo e da Direcção Regional de Economia do Centro quanto à aceitação da candidatura, mas exige mais: «Queremos garantias de que o Estado vai olhar o turismo da Serra da Estrela de uma forma diferente da que tem sido dispensada até aqui. Uma delas pode ser um apoio claro a estas iniciativas», defende.

Entretanto, a Turistrela, concessionária do turismo no ponto mais alto do continente, iniciou ontem a venda dos passes anuais para a estância de esqui da Torre. Os “forfaits” para o próximo Inverno vão ser vendidos com descontos de 30 por cento, até ao final do mês, e 23 por cento até 15 de Novembro. Os preços variam entre 227,5, para um passe individual, e 525 euros (familiar extra).

Sobre o autor

Leave a Reply