Arquivo

Semana da Juventude na Mediateca da Guarda

O melhor do Ovarvídeo, “workshops” de “hip hop” e percussão ao programa

A Mediateca VIII Centenário, na Guarda, aproveita a efeméride do Dia Mundial da Juventude para dedicar ao tema várias actividades. A Semana da Juventude começa segunda-feira à noite com uma mostra dos filmes premiados na última edição do Ovarvídeo, mas prossegue até quarta-feira com a acção de formação sobre “hip hop” e a exibição do concerto dos Public Enemy, bem como um “workshop” de percussão.

O melhor do melhor festival jovem de criação vídeo e audiovisual em Portugal está pela quarta vez consecutiva na cidade mais alta para uma sessão contínua de curtas-metragens de animação, ficção, documentário, experimental, que revelam novos talentos na criação vídeo nacional. Ao programa estão os galardoados em 2004 como “A Ferida”, de Margarida Leitão (Grande Prémio); “Uma Comédia Infeliz”, de Artur Serra Araújo (Prémio Ficção e Troféu do Público); “Vestígios”, de Tiago Afonso (Prémio Documentário); “Cosmix”, de Agostinho Marques (Prémio Animação); “Gaia”, de Amarante Abramovici (Prémio Especial do Júri); “Regras de Segurança no Laboratório”, de Adriano Mendes/André Ventura/Eduardo Bicacro (Prémio Juventude) e “Lumiar”, de Nádia Santos Henriques (Prémio Jovem Realizador). Na terça, recolhe-se a tela para dar lugar a António Louro que vai abordar a evolução da cultura “hip hop” nas suas várias facetas (Djing, Graffiti, Breakdance, MC) ao longo dos anos. Este “workshop”, com inscrições limitadas até dia 28, terá também uma vertente prática. À noite, é exibido o concerto dos Public Enemy, “Live From House of Blues”. As músicas com atitude e o forte posicionamento político tornaram esta mítica banda de Nova Iorque no paradigma da cultura “hip hop” dos últimos 20 anos.

Na quarta-feira falar-se-á de percussão, graças a uma acção de formação orientada pelo baterista e percussionista Marcos Cavaleiro. A bateria e os instrumentos de percussão são dos mais estimulantes para a iniciação musical. Com exemplos práticos e acessíveis a jovens sem experiência musical, este “workshop” pretende despertar o gosto pela essência da vida: o ritmo. As inscrições estão limitadas e terminam na véspera.

Sobre o autor

Leave a Reply