Começa amanhã a Semana Cultural do Livro e da Leitura em Figueira de Castelo Rodrigo. Até 2 de Maio, a iniciativa, intitulada “Lê um livrinho…Cresce um bocadinho”, tem programadas várias actividades para celebrar e incentivar o prazer de ler.
Tudo começa com a abertura da feira do livro, pelas 17 horas, no Largo Serpa Pinto, seguindo-se a apresentação dos livros de Natália Vale “Emoções Inacabadas” e “A minha tempestade e outros contos” no auditório da Casa da Cultura. O primeiro dia inclui ainda a inauguração de uma exposição de pintura e escultura de Álvaro Machado alusiva à arte sacra, que ficará patente até 16 de Maio no edifício Riba-Côa. No sábado à tarde há música de rua pelo grupo Andarilho, que actuará à noite na Casa da Cultura, enquanto que para domingo está programada uma prova de cicloturismo e um concerto dos Trivenção com música portuguesa de intervenção. À noite acontece um espectáculo musical na Casa da Cultura com o “Cantinho da Música”, constituído por artistas figueirenses, dos 9 aos 50 anos, com formação em viola e piano.
Já no dia 30 será evocado o Centenário da República com uma jornada cultural sobre “A Fundação Eça de Queiroz e o Centenário da República”, que contará com a participação de Amadeu Carvalho Homem (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra) e Maria do Rosário Cunha (directora do pólo de Coimbra da Universidade Aberta). A 1 de Maio actuará a Tuna Universitária do Minho, também na Casa da Cultura, sendo que esta semana cultural termina com a actuação dos ranchos folclóricos da Guarda e de Vila Nova de Foz Côa no Largo Serpa Pinto. Segundo a autarquia, estão ainda agendadas várias actividades relacionadas com literatura e a leitura em todos os estabelecimentos de ensino do concelho.