Há certos tipos de cancro que podem ser evitados com um estilo de vida saudável e cuja cura é possível se forem detectados precocemente. É esta a mensagem do novo “Código Europeu Contra o Cancro”, distribuído esta semana em todo o país no âmbito da iniciativa “Europa Contra o Cancro, que arrancou segunda-feira e vai terminar domingo. O novo código – elaborado com o apoio de especialistas e oncologistas de 43 países europeus – contém 11 recomendações à população sobre a forma como podem evitar a doença (ver caixa ao lado), chamando a atenção para a importância do rastreio de três cancros específicos: o da mama, do colo do útero e o colorectal.
Com a adopção do novo código pelos países europeus, os especialistas esperam reduzir em 20 por cento as mortes pela doença até 2015, o que representaria menos 300 mil mortes por ano nos países da UE. «O nosso objectivo é chegar à população com uma mensagem forte», explica Joaquim Correia dos Santos, presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), entidade responsável pela iniciativa em Portugal. «Queremos dizer que a adopção de estilos de vida saudável pode prevenir o aparecimento do cancro e explicar que quase todos os tipos de cancro serão mais facilmente curados se detectados em fase precoce», adianta o responsável, revelando que a LPCC irá distribuir no continente e nas ilhas 200 mil folhetos e milhares de cartazes com o novo código em escolas, centros de saúde, centros comerciais ou estações de transportes públicos. Nas várias regiões serão também feitas sessões de esclarecimento à população, lembrando que o medo e a ignorância são os grandes aliados da doença. Correia dos Santos salienta que o cancro é ainda a segunda causa de morte em Portugal e que os tumores provocados por doenças profissionais estão a aumentar no país. «Estes cancros podiam ser evitados se os trabalhadores utilizassem equipamento de protecção, como máscaras ou viseiras», defende Correia dos Santos. O rastreio precoce dos tumores malignos tem, no entanto, melhorado, defende o presidente da Liga. Mas é preciso não baixar os braços e continuar a explicar à população a importância desta detecção inicial e o que cada um tem a ganhar com a adopção de comportamentos saudáveis.
Os 11 Mandamentos do Código Europeu
1 – Não fume. Se é fumador, deixe de fumar o mais rapidamente possível e não fume na presença de outras pessoas.
2 – Evite a obesidade. O excesso de peso causa vários tipos de cancro.
3 – Pratique diariamente exercício físico.
4 – Aumente a ingestão diária de vegetais e fruta e limite a ingestão de alimentos ricos em gorduras.
5 – Modere o consumo de bebidas alcoólicas como cerveja, vinhos e bebidas espirituosas.
6 – Evite a exposição demorada ou excessiva ao sol. É importante proteger as crianças, os adolescentes e os adultos com tendência para as queimaduras solares.
7 – Cumpra todas as instruções de saúde e segurança relativas a substâncias ou ambientes que possam causar cancro.
8 – As mulheres devem participar nos programas de rastreio de cancro do colo do útero (Papanicolau).
9 – As mulheres devem participar no rastreio de cancro da mama.
10 – As mulheres e os homens devem participar no rastreio do cancro do cólon e do recto.
11 – Participe em programas de vacinação contra a hepatite B de acordo com as normas da Direcção-Geral da Saúde.