«Sem qualquer tipo de apoio financeiro» por parte da Universidade da Beira Interior, a tradicional festa dos finalistas começa já na próxima terça-feira e termina na noite de sábado. Tal como já ocorreu no ano passado, a Semana Académica, organizada pela Associação Académica da UBI, em parceria com a “Olá Noite Sociedade de Espectáculos”, vai decorrer na discoteca “&Companhia”.
O evento tem um orçamento de cerca de 100 mil euros, tendo sido «muito difícil conseguir apoios», adiantou Fernando Jesus, presidente da AAUBI, lamentando que, «pela primeira vez», a universidade não atribua qualquer apoio. Uma situação que ficará a dever-se à contestação da associação em relação ao regime de avaliação da instituição. Já Pedro Figueiredo, proprietário da “&Companhia”, apelidou a Semana Académica da Covilhã de «Queima dos pobres», considerando haver «outras universidades com menos alunos que são absolutamente espectaculares em termos de apoios». Os organizadores apenas conseguiram apoios em «géneros», nomeadamente de alguns restaurantes da cidade com a oferta de refeições. Ainda assim, o empresário sublinha que, «dentro das possibilidades para uma cidade do interior, o cartaz está razoável e não nos desprestigia». Os concertos vão decorrer num pavilhão contíguo à discoteca, com capacidade para 2.500 pessoas. A festa começa com a tradicional Serenata no Calvário, na noite de terça-feira, a que se seguirá um festival de tunas, uma das novidades desta edição. A noite encerra com os Dj’s D@s Sen@s e Luís Veiga.
No dia seguinte sobem ao palco as Moçoilas e os Mercado Negro, antes do D’Jay Rich (RFM). Na quinta-feira é a vez dos “Já B’ubi & Tokuscopus” e de Jaimão e a sua banda “Rabinhos dos Bosques” animarem o Arraial da Cerveja. Seguem-se os Dj’s Baltazar, D@s Sen@s e Nuno Calado (Antena 3). Os principais destaques actuam nos dois últimos dias. No dia 4, os Blasted Mechanism são a grande atracção na noite em que também é possível ver e ouvir a Desertuna, os Cirrose e o Dj Kitten. No último dia, o da Bênção das Pastas, a festa termina com Paulo Gonzo e a sua orquestra de cerca de 20 músicos. O ponto final pertence aos Dj’s Luís Veiga, Martin e Luca Ricci (Itália). O bilhete geral para sócios da AAUBI é de 20 euros, enquanto os estudantes em geral pagam 24 euros e os não estudantes 35 euros. Os preços diários variam de seis a 12 euros, com excepção para o festival de tunas, cuja entrada custa três euros. De realçar ainda que a bebida e comida terá preços «académicos» e não os habituais da discoteca.
Ricardo Cordeiro