Arquivo

Seis grupos sobem ao palco esta semana no Teatro-Cine da Covilhã

Seis grupos sobem ao palco esta semana no Teatro-Cine da Covilhã

O “Ministério dos Sonhos” é a peça que o Grupo Experimental de Teatro da Universidade de Aveiro (GRETUA) traz ao palco do Teatro-Cine da Covilhã esta noite no âmbito da nona edição do Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior. Escrita por Carolina Rodrigues, esta produção aborda o imaginário, as ficções e viagens pessoais dos actores dentro de um ministério fictício. Amanhã, é a vez do S.O.T.A.O (Sociedade Onírica de Teatro Amador Orgânico), do Instituto Abel Salazar, no Porto, trazer “Histórias para Burgueses”, que aborda também a realidade e a ficção. Num espaço vazio, um grupo de actores conta-nos histórias da vida do homem: as desilusões, os sonhos secretos, a morte e até os filmes ou os contos. Concebida e encenada por Rui Spranger, a peça é interpretada por Carlos Ferreira, Daniel Parra, Gonçalo Pinto, Inês Bollen, Jane Saks, Joana Crisóstomo e Sónia Camalonga.

Para comemorar o século de existência, o “Cénico de Direito”, grupo da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, apresenta domingo “Coisas de Mulher”. Oito mulheres revelam em palco os medos e as alegrias daquela que é a Mulher. A elas, juntam-se uma televisão, um frigorífico, uma máquina de lavar, alguns homens, camas, um sofá e cadeiras. Tudo para descrever melhor o que é uma mulher, os seus sentimentos e os seus receios. A peça é encenada por Pedro Wilson e interpretada por Ana Paula Lopes, Carolina Moura, Henrique Gomes, Joana Sevivas, João Valério, Mafalda Velez, Paula Martins, Paula Cristina Morais, Paulo Mendes, Pedro Alves, Raquel Vestia, Ricardo Almeida e Sílvia Monteiro. Na segunda-feira, a Aula de Teatro de la Universidad de Extremadura-Cáceres apresenta “Don Duardos e Flerida”, uma adaptação da obra “Don Duardos”, de Gil Vicente, realizada por Lola Amado. Com Ester Gonzalo Garcia, José Maria Corrales, José Maria Rodriguez, Elizabeth Ramirez, Marta Torres, Sérgio Rufo, Julian Díaz e Asunción Mieres, que também encena.

“Seremos todos Gemas?” é um exercício sobre a imobilidade e o movimento inspirado no universo absurdo que o grupo “2º a Circular Tearte”, da Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa apresenta terça-feira. Catarina dos Santos, Frederico Moreno, Lydie Bárbara, Patrícia Couveiro, Pedro Vieira e Tiago Vieira integram o elenco desta produção encenada por Ricardo Gageiro. “O Teatro Ambulante Chopalovitch”, que retrata os problemas e dificuldades da companhia Vassili Chopalovitch em plena Sérvia ocupada pelo exército alemão, é a proposta do TEUC – Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra para a noite de quarta-feira. Encenada por Pedro Matos, a peça conta com a participação de Alexandre Mestre, Ana Beirão, Ana Carolina Santos, Ângela Santos, Gil Costa, João Pirata, Liliana Pereira, Lorenzo Marconi, Maria João Lopes, Mónica Martins, Nuno Geraldo, Pedro Malacas e Yvonne Costa.

Liliana Correia

Sobre o autor

Leave a Reply