Arquivo

Seia prepara rede de aldeias de montanha

Autarquia aposta em nove freguesias para criar produto turístico baseado na natureza, no património e nas tradições serranas

A Câmara de Seia apresentou anteontem, em Lisboa, a Rede de Aldeias de Montanha que está a desenvolver no concelho com o objetivo de dinamizar um conjunto de localidades «de características únicas e representativas da herança histórica, cultural e ambiental da Serra da Estrela e de Portugal».

Segundo a autarquia, a iniciativa abrange as freguesias de Alvoco da Serra, Cabeça, Lapa dos Dinheiros, Loriga, Sabugueiro, Sazes da Beira, Teixeira, Valezim e Vide, cuja integração em rede permitirá criar um produto turístico único na região. Nesse sentido, o município colaborou com vários agentes locais e instituições regionais na elaboração de uma Agenda Operacional, nomeadamente a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade, o Turismo da Serra da Estrela e o Instituto de Turismo de Portugal, onde decorreu a apresentação do projeto. «Este património coletivo, com enorme potencial turístico, necessita de ser preservado e valorizado de forma inovadora e sustentada, passando a ser um fator de dinamização económica e social para toda esta região de montanha», acrescenta a autarquia.

A criação desta rede de aldeias de montanha germinou em 2007 com a edição de uma brochura informativa sobre aquelas nove localidades, cujas potencialidades derivam da sua «localização privilegiada» em vales cavados por rios e ribeiras e das suas populações, «que ainda hoje mantêm as tradições de sempre», refere a Câmara. «O objetivo deste projeto é preservar e requalificar o património e ligar as várias aldeias em rede, elaborando roteiros integrados, de forma a contribuir para o desenvolvimento dessas zonas através do turismo, até porque a Serra da Estrela aparece como um palco privilegiado para o turismo da natureza», considera o município.

Poço da Eira é um dos atrativos da freguesia de Alvoco

Seia prepara rede de aldeias de montanha

Sobre o autor

Leave a Reply