Há 307 novos alunos colocados na Universidade da Beira Interior (UBI) no concurso da segunda fase de acesso ao ensino superior. Já no Instituto Politécnico da Guarda (IPG) foram colocados 233 novos alunos.
Os resultados divulgados na passada quinta-feira ditaram que o destino de 540 estudantes passaria pela Beira Interior e melhora o cenário de vagas preenchidas, sobretudo no IPG, que tem agora uma taxa de ocupação de 67 por cento, restando ainda 222 vagas para a terceira fase. De um total de 19 cursos, há quatro com as vagas totalmente preenchidas (Comunicação e Relações Públicas, Gestão, Marketing e Enfermagem). Nesta fase três licenciaturas tiveram uma nota de entrada inferior a 10 valores. São elas Desporto, com 9,8; Farmácia, com 9,55; e Gestão de Recursos Humanos com 9,5. Já Enfermagem tem a média mais alta do IPG: 12,96 valores.
No caso da UBI estão por ocupar 69 vagas, restando apenas seis cursos que ainda não estão completos de uma oferta de 29 (Engenharia Civil, Química Industrial, e Optometria, Estudos Portugueses e Espanhóis, Bioquímica e Engª Electrotécnica). Sem surpresa, Medicina é o detentor da média mais alta, que subiu em relação à fase anterior, para 18,73 valores. Do lado oposto está Optometria, com 10,32 valores. A nível nacional, mais 9.577 alunos foram colocados no ensino superior nesta segunda fase. Destes, 7.708 representam novas colocações, enquanto os restantes 1.869 correspondem a estudantes com matrícula na sequência de uma colocação na primeira fase, mas que voltaram a concorrer. Ficaram por ocupar 5.166 lugares nas universidades e politécnicos, sendo que a terceira fase decorre entre hoje e segunda-feira. Os resultados serão divulgados no dia 14.