Arquivo

Secundária do Fundão é a melhor da Beira Interior

Belmonte e Covilhã têm as escolas líderes a nível nacional no 1º e 2º ciclo, respetivamente

A Secundária do Fundão é a melhor escola da Beira Interior. Uma média de 10,71 nos 403 exames realizados (11º e 12º anos) coloca aquele estabelecimento de ensino no topo das secundárias da região, sendo a 76ª a nível nacional, de acordo com o “ranking” de escolas divulgado pelo jornal “Expresso” no sábado.

O pódio fica completo com a Secundária Afonso de Albuquerque, da Guarda (146º), – que sobe 49 lugares em relação ao “ranking” anterior do semanário e é a melhor classificada no distrito da Guarda – e a Secundária Campos de Melo, da Covilhã (218º), que escala 218 lugares na tabela geral. Todavia, apenas as duas primeiras classificadas apresentam média positiva. Sorte distinta teve a Secundária de Vilar Formoso (614º), que registou uma média de 6,54 valores e está entre as piores da região, juntamente com a Secundária Dr. José Casimiro Matias, em Almeida (604º lugar), e o Externato de Nossa Sra. dos Remédios, da Covilhã (591º lugar). Já a Secundária do Sabugal, que há um ano era a melhor do distrito da Guarda e a 148ª classificada geral, foi a que mais desceu na região (346 lugares), ocupando a 8ª posição distrital (494º global).

A Secundária Campos Melo é a que mais sobe na Beira Interior, seguindo-se a Escola Básica e Secundária de Aguiar da Beira (sobe 99 lugares) e a Escola Secundária de Pinhel (96 lugares). Por outro lado, o Colégio da Cerdeira, no concelho do Sabugal, é o estabelecimento mais bem classificado na região no 3º ciclo, surgindo em 156º lugar do “ranking” após subir 209 posições, tendo uma média de 3 valores nas 40 provas realizadas. Com média ligeiramente mais baixa surgem a Secundária Frei Heitor Pinto, da Covilhã (166º), – que melhorou 1.018 posições – e a Escola Básica e Secundária de Fornos de Algodres (168º). Já a Escola Básica de Santa Clara (Guarda) melhorou 47 posições mas a mantêm-se em último, ocupando o 1.271º lugar com média de 2 valores. Entre as escolas com pior desempenho estão ainda a Evaristo Nogueira, de Seia (1.186º lugar), e a Escola Básica de Vila Nova de Tazem (1.113º lugar).

Covilhã e Belmonte entre os melhores

O “ranking” referente ao 2º ciclo é liderado, a nível nacional, pela Escola Internacional da Covilhã que apresenta uma média 4,28 valores em 18 exames. A instituição melhorou 348 lugares em relação ao ano anterior, quando estas provas se realizaram pela primeira vez. Seguem-se a Escola Básica de Manteigas nº 2 (80º) e o Externato Capitão Santiago de Carvalho, do Fundão (153º), que ascendeu 932 lugares na tabela geral. Os três piores classificados voltam a estar no distrito da Guarda, sendo estes a Secundária de Pinhel (1.078º), a Escola Básica de Figueira de Castelo Rodrigo nº 2 (1.060º) e a Escola Básica e Secundária da Mêda (1.043º).

Por último, a Escola Básica Sala de Apoio de Carvalhal Formoso (Belmonte) é a que apresenta melhores resultados nas provas do 1º ciclo, mas a média de 4,5 valores integra apenas duas provas. Já Escola Básica da Cerdeira, onde também foram realizados dois exames, é a segunda classificada da região e 17ª da geral, fechando o pódio com a Escola do Bairro do Pinheiro, da Guarda (44º lugar). Tendo em conta as escolas onde se realizaram 50 ou mais exames, a primeira a surgir é a Escola Básica Adães Bermudes (Guarda), que ocupa a 94ª posição geral com uma média de 3,66 valores nos 50 exames realizados. Na “cauda” surge a Escola Básica nº 1 de Figueira de Castelo Rodrigo, que ocupa o 4.285º lugar no “ranking” geral.

Sara Quelhas O Colégio da Cerdeira obteve os melhores resultados no 9º ano

Sobre o autor

Leave a Reply