Arquivo

Seca não se faz sentir em Aldeia Viçosa

A praia fluvial de Aldeia Viçosa abriu a época balnear deste ano com algumas novidades, a principal é a maior segurança que a praia oferece com nadadores-salvadores. Outra surpresa é o caudal do rio que, apesar da seca, não sofreu nenhuma alteração. O presidente da Junta de Freguesia de Aldeia Viçosa, Baltazar Lopes, refere que «o caudal mantém-se como nos outros anos, graças à barragem no Vale do Mondego». Os banhistas podem ir a banhos, sem se preocuparem com a qualidade da água da praia, pois são feitas análises semanais que a classificam de “boa a aceitável”.

Este ano o número de visitantes da praia fluvial de Aldeia Viçosa «bateu recordes», diz Baltazar Lopes. No último fim-de-semana, a praia «recebeu três mil pessoas», afirma o autarca, «este foram os dias mais fortes». Devido ao crescente número de banhistas na praia fluvial, o presidente da Junta de Freguesia, considera que «será necessário aumentar o parque de estacionamento, pois o que temos já é pequeno».

A praia fluvial de Aldeia Viçosa dispõe de um amplo espaço com relvado (5000m2), campos de jogos, onde se pratica futebol de praia, um parque infantil, sanitários, chuveiros e um bar alugado por uma concessão de cinco anos. Para o ano, Baltazar Lopes, promete a construção de um “escorrega” com 18 metros de altura.

A época balnear funciona entre o final de Junho e vai, normalmente, até 15 de Setembro. No mês de Julho é procurada sobretudo pelos portugueses, mas Agosto recebe mais emigrantes e turistas. Os banhistas entregam a quantia de um euro no parque de estacionamento e de 50 cêntimos por pessoa para entrar na praia, as crianças, bem como os habitantes de Aldeia Viçosa não pagam entrada.

Para cuidar da limpeza da praia fluvial a Junta de Freguesia de Aldeia Viçosa tem um funcionário durante todo o ano, que, na época balnear, também está na portaria.

Sobre o autor

Leave a Reply